Publicado em: 18/04/2022 às 10:42

Pesquisadores criam método para ensinar termodinâmica através da cachaça

Material didático está disponível no site da Uesb e pode ser utilizado por qualquer professor que ensine o assunto
Popularmente conhecida como cachaça, a aguardente da cana de açúcar já “curou” e ensinou muita coisa ao brasileiro. Contudo, aprender os importantes conceitos físicos da Termodinâmica é a primeira vez. A ideia surgiu a partir da tradição histórica e econômica de produção da cachaça que despertou a curiosidade do pesquisador Gilmar Sousa, mestre em Ensino de Física pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Ele, seu orientador Luizdarcy de Matos e suborientador Jorge Ramos, criaram um método de ensino da física para alunos do ensino médio.
Segundo Luizdarcy, todo o planejamento foi prescindido com base na realidade dos alunos. “O processo de destilação de aguardente de cana faz parte do cotidiano desses alunos, uma vez que a produção de aguardente. Essas associações feitas no processo de ensino-aprendizagem foram muito proveitosas, pois observamos um maior interesse por parte dos alunos pela física e suas aplicações devido ao conhecimento adquirido na resolução de situações. O interesse é uma variável de muita importância nas tarefas escolares e na aprendizagem em geral. Quando as pessoas se interessam por um assunto, tendem a aprendê-lo mais rapidamente e com maior profundidade”.
A experiência faz com que os estudantes se interessem mais pela física. “Os alunos decoram fórmulas, definições e respostas corretas, no intuito de acertarem o máximo possível de questões. Com esse objetivo de apresentar uma educação diametralmente oposta a esse tipo de aprendizagem mecânica, propusemos um produto educacional que promovesse uma aprendizagem com compreensão, com significado”. Luizdarcy reforça que, para além dos testes, os jovens se apropriaram dos conceitos de física, desenvolvendo a capacidade de explicá-los e de, inclusive, aplicá-los em novas situações.
A pesquisa estava prevista para terminar em dois anos, mas, devido às dificuldades da pandemia da Covid-19, sofreu alguns atrasos. “Nosso objetivo era a criação de um material instrucional para ser utilizado por qualquer professor interessado e a verificação da eficiência desse material escolar. Entendemos que o aluno aprende ao ver significado naquilo que está sendo ensinado e tem como principal objetivo promover a construção do conhecimento físico a partir de situações vivenciadas por eles”.
Com este método, os professores desenvolveram uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) e ensinam os alunos conceitos termodinâmicos de calor (processos de transferência de calor e mudança de fase), temperatura (escalas termométricas) e pressão a partir dos processos de destilação de aguardente de cana. A UEPS foi desenvolvida para ser aplicada aos alunos do 2º ano do Ensino Médio e pode ser adaptada para ser aplicada em qualquer contexto de ensino. “Esse produto educacional dá a oportunidade do professor do Ensino Médio aprimorar sua prática pedagógica, como também, oferece uma oportunidade de reflexão a respeito da forma como a Física vem sendo ensinada, de forma mecânica e sem contextualização”, explica.
O material didático está disponível para qualquer professor interessado. Eles são encontrados livremente no site da Uesb.
Bahia Faz Ciência
A Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb) estrearam no Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, 8 de julho de 2019, uma série de reportagens sobre como pesquisadores e cientistas baianos desenvolvem trabalhos em ciência, tecnologia e inovação para contribuir com a melhoria de vida da população em temas importantes como saúde, educação, segurança, dentre outros. As matérias são divulgadas semanalmente, sempre às segundas-feiras, para a mídia baiana, e estão disponíveis no site e redes sociais da Secretaria e da Fundação. Se você conhece algum assunto que poderia virar pauta deste projeto, as recomendações podem ser feitas através do e-mail comunicacao.secti@secti.ba.gov.br.