Voltar
Publicado em: 11/05/2022 às 17:39

POSICIONAMENTO FAPESB/ SECTI SOBRE O EDITAL INCITE

Por: Ascom/Fapesb

A Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) reforçam que sempre estiveram abertas ao diálogo, inclusive promovendo reunião com a rede de pró-reitores do estado para discutir o edital em questão.

Cabe ressaltar que ao longo dos últimos quatro anos, as ações da Secti e da Fapesb foram pautadas em quatro pilares: interiorização, diversidade, compartilhamento e colaboração. O Edital INCITE, que conta com investimento de R$ 30 milhões, é o elemento mais forte e central dessa lógica de oferecer a toda a rede de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) do estado a oportunidade de ser referência para áreas estratégicas.

Fapesb e Secti agradecem os elogios feitos ao edital pela Ufba, destacando que as condições previstas são para garantir o equilíbrio entre os recursos que serão alocados na capital e no interior. A lógica da interiorização passa pela desconcentração de recursos na mão de uma única instituição.

É importante reconhecer que ao se falar em redução de desigualdades na pesquisa, esse argumento não vale apenas para os âmbitos nacional e regional, vale também entre as regiões do estado. Esse edital visa combater esta desigualdade entre os recursos que são alocados nas ICTs mais longevas, que têm um histórico de maior número de doutores, de maior número de publicações, por conta da sua condição histórica, para oportunizar a construção e o fortalecimento de competências nas outras ICTs que estão construindo e consolidando seus programas de pesquisa e pós-graduação.

Fapesb e Secti lembram que ainda que esteja previsto que cada ICT só possa coordenar dois projetos, eles poderão participar de todas as outras propostas apresentadas, partindo das premissas do diálogo e da colaboração entre instituições, pesquisadores e pesquisadoras, como é comum no ambiente acadêmico.

Voltar