Voltar
Publicado em: 07/03/2015 às 15:57

PRÊMIO ROBERTO SANTOS DE MÉRITO CIENTÍFICO

Por: Ascom/Fapesb

Criado em 2015, o Prêmio Roberto Santos de Mérito Científico tem o objetivo de reconhecer o trabalho de excelência realizado pelos pesquisadores que contribuem para o desenvolvimento e estímulo ao exercício de pesquisas científicas na Bahia. Na sua primeira edição, o prêmio contemplou o pesquisador Maurício Barreto, Professor Titular da Universidade Federal da Bahia e da Fiocruz/BA, pelas contribuições à ciência para o desenvolvimento do Estado.

O pesquisador, que disputou com nove candidatos indicados, foi escolhido pela comissão examinadora formada por um Comitê de pesquisadores renomados de fora do estado da Bahia. A indicação dos candidatos é realizada com base em uma consulta prévia aos pró-reitores de pesquisa das universidades baianas, aos diretores dos institutos de pesquisa sediados no estado e à comunidade de pesquisadores.

A cerimônia de premiação ocorrida dia 27 de agosto, aniversário de 14 anos da Fundação contou com a presença de secretários do estado, reitores e pró-reitores de universidades e instituições de ensino superior e pesquisa, representantes de instituições parceiras, ex-diretores da Fundação e membros da Academia de Ciências da Bahia (ACB).

A Fapesb gostaria de tornar público seu total agradecimento àqueles que se fizeram presentes no evento e reiterar sua manifestação de congratulações ao Professor Maurício Barreto. Diante do apoio recebido da Comunidade Científica, o Prêmio terá a segunda edição no ano de 2016, em área a ser definida.

Voltar