Publicado em: 23/09/2011 às 19:18

Professor da UEFS lança blog para divulgar projeto de pesquisa em escola pública apoiado pela FAPESB

O professor de Zoologia e Parasitologia Humana da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Aristeu Vieira da Silva, lançou este mês um blog para divulgação de pesquisas científicas feitas em parceria com a Escola Estadual de Primeiro Grau Ernestina Carneiro. O blog faz parte do Projeto de pesquisa “Descobrindo a Ciência pela Parasitologia” aprovado no Edital FAPESB 029/2010 – Popularização da Ciência / Educação Científica.

O projeto tem como tema central a captura e identificação de moscas sinantrópicas (que vivem perto dos seres humanos), bem como dos parasitos que estes insetos podem levar na superfície dos seus corpos. Segundo o professor, a coleta e análise das moscas requerem procedimentos simples e de fácil execução. Para ele, é necessário dar mais importância a esses animais, pois, além de existirem aos milhares, eles têm um impacto ecológico significante e podem trazer agravos à saúde do homem e dos animais.

Os alunos podem aderir voluntariamente ao projeto para executar as atividades, que serão integradas às atividades curriculares, principalmente das disciplinas de Ciências, Matemática, Língua Portuguesa e Artes. O intuito dos professores do Comitê Escolar é atrelar o projeto de pesquisa aos conteúdos trabalhados em sala de aula, com alunos do oitavo e nono anos. “Estes alunos poderão atuar como multiplicadores de conhecimento, seja para seus colegas, para seus familiares ou para seus amigos”, enfatiza o professor.

Aristeu acredita que a vivência de um trabalho de pesquisa auxiliará os estudantes no desenvolvimento de seu pensamento crítico, pautado em princípios científicos sólidos. Além disso, trará benefícios ao seu rendimento escolar. “Pretendemos desmistificar o saber científico e o trabalho da universidade para esta comunidade, e, quem sabe, trazer esperança a estes alunos de ascender ao ensino de terceiro grau”, diz.

A equipe executora do projeto é formada por professores universitários de Parasitologia e a Entomologia, alunos de pós-graduação e graduação do departamento de Ciências Biológicas da UEFS, analistas universitários, a direção da escola parceira e seus professores.

Confira o blog acessando: http://descobrindoacienciapelaparasitologia.blogspot.com/

Fonte: ascom.fapesb