Voltar
Publicado em: 07/05/2013 às 10:18

Professor da UFBA apoiado pela FAPESB é pré-finalista da Cátedra de Harvard

Por: Ascom/Fapesb

028.foto06052013

O professor Antonio Ferreira da Silva, do Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia (UFBA) foi um dos 13 classificados na lista preliminar da Cátedra CAPES/Universidade de Harvard 2013/2014. Caso seja classificado na lista final, Ferreira lecionará como professor sênior durante o período de 12 meses na Universidade de Harvard nos Estados Unidos.

O professor disse que preencheu a lista de requisitos poucos dias antes de se encerrarem as inscrições e que só soube da publicação da lista preliminar por acaso, enquanto navegava pelo site da CAPES. Ferreira é o único candidato da lista da área de Astronomia/Física e o único da região Norte-Nordeste do país. “Fui o único do Norte-Nordeste, o que parece não ser pouca coisa no mar de ‘virtuosos’ que temos nesta área”, declarou o docente.

Na lista, predominam candidatos das áreas de Biologia e Antropologia, e de diferentes instituições do país. “A lista tem pessoas das áreas de Antropologia, Educação, Biologia, Química, todos, claro, da UNICAMP, USP ou UFRJ, então será difícil concorrer. Mas vamos lá!”, diz Ferreira.
O professor é pesquisador apoiado pela FAPESB por meio da qual já desenvolveu projetos importantes como o Programa em Materiais Avançados para Energias Alternativas e Sensores (MAEAS). O MAEAS atua no desenvolvimento de novos materiais para a obtenção de protótipos em diversas linhas de pesquisa de fronteira, em dispositivos e materiais nanoestruturados.

Ferreira, que se diz um “Fapesbiano”, afirma que existe muita gente competente na área de Física no Brasil e que, portanto, é uma honra estar na lista preliminar. “Vamos pensar para frente nos nossos projetos”, diz, animado, o professor.

Fonte: Lorena Bertino – Ascom/Fapesb

Voltar