Voltar
Publicado em: 24/09/2014 às 16:37

Programa Bolsas de Verão abre inscrições para estudantes do Brasil e América Latina

Por: Ascom/Fapesb

Estão abertas as inscrições para o 24º Programa Bolsas de Verão do CNPEM – Centro Nacional de Pesquisa em Energia em Materiais – destinado a incentivar a formação de recursos humanos para atuar em Ciência, Tecnologia e Inovação. Poderão se habilitar estudantes universitários com bom nível de desempenho acadêmico, matriculados em cursos das áreas de Ciências da Vida e Ciências Exatas de instituições da América Latina e Caribe.

Os benefícios concedidos aos participantes do Programa incluem passagem de ida e volta desde o local de origem do estudante, hospedagem, alimentação, seguro-médico e traslados diários entre o local da hospedagem e o campus do CNPEM. O prazo para se inscrever vai até 20 de outubro.

Os candidatos selecionados passarão os meses de janeiro e fevereiro de 2015 realizando projeto científico ou tecnológico em um dos quatro Laboratórios Nacionais que o CNPEM opera para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, em Campinas, São Paulo. São eles o Laboratório Nacional de Luz Sincrotron (LNLS), o Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), o Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) e o Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano).

Informações completas sobre o 24º Programa Bolsas de Verão do CNPEM estão em http://www.cnpem.br/bolsasdeverao.

Sobre o CNPEM
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização social qualificada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Localizado em Campinas-SP, possui quatro laboratórios referências mundiais e abertos à comunidade científica e empresarial. O Laboratório Nacional de Luz Sincrotron (LNLS) opera a única fonte de luz Sincrotron da América Latina e está, nesse momento, construindo Sirius, o novo acelerador brasileiro, de terceira geração, para análise dos mais diversos tipos de materiais, orgânicos e inorgânicos; o Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) desenvolve pesquisas em áreas de fronteira da Biociência, com foco em biotecnologia e fármacos; o Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia de Bioetanol (CTBE) investiga novas tecnologias para a produção de etanol celulósico; e o Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) realiza pesquisas com materiais avançados, com grande potencial econômico para o país.

Os quatro Laboratórios têm, ainda, projetos próprios de pesquisa e participam da agenda transversal de investigação coordenada pelo CNPEM, que articula instalações e competências científicas em torno de temas estratégicos.

Fonte: Ascom/CNPEM

Voltar