Voltar
Publicado em: 20/09/2010 às 10:17

Programa científico apoiado pela Fapesb recicla computadores usados

Por: Ascom/Fapesb

Aqueles computadores velhos que ficam ocupando espaço em casas e em empresas podem ser doados para o processo de metareciclagem, desenvolvido por pesquisadores em 12 comunidades de Salvador, com o apoio da Fundação de Amparo À Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). Além de contribuir com o meio ambiente, reduzindo o lixo eletrônico, o programa científico Metarede simultaneamente promove a inclusão sociodigital.
Em parceria com associações de moradores, o Metarede desenvolve cursos de manutenção de microcomputadores, instalação e operacionalização de softwares livres e treinamento de gestão e empreendedorismo. O programa foi um dos 35 contemplados na seleção do Edital de apoio de tecnologias para o desenvolvimento social da Fapesb.
O diretor de Inovação da fundação, Elias Souza, explica que o Edital visa a busca de soluções inovadoras para problemas de desigualdades sociais. Por este motivo, o projeto contemplado Metarede é realizado em comunidades com baixo índice de desenvolvimento. “Assim, os pesquisadores baianos são estimulados a buscar soluções tecnológicas e inovadoras, aliando a pesquisa acadêmica com saberes populares, tradicionais e locais”.
De acordo com o coordenador da iniciativa, Hugo Saba Pereira, o Metarede viabiliza a criação de centros de informática para a capacitação profissional dos jovens. Ele explica que os equipamentos utilizados na criação dos centros de informática são provenientes do processo de metareciclagem desenvolvido pelos membros das comunidades participantes, e os utilizados no projeto são de doações feitas pela população e entidades. Após a manutenção, os computadores são vendidos a preços populares ou doados para organizações não governamentais.
O coordenador social da Sociedade Recreativa Beneficente do Engenho Velho da Federação, José Santos, afirma que o projeto atendeu muito os adolescentes, facilitando o seu acesso a um curso de informática gratuito e de qualidade.
A estudante Tamires Ribeiro, 16 anos, é uma das 21 alunas do curso no Engenho Velho da Federação. Para ela, o projeto possibilita o acesso ao mercado de trabalho. “Tudo hoje é computação e aprendendo a fazer manutenção de micros tenho a possibilidade de conseguir emprego e até abrir um próprio negócio”.
Os principais equipamentos utilizados no processo de metareciclagem são computadores, monitores, fonte de energia, HD, memória, mouse, notebook, teclado, processador e outros possíveis recursos tecnológicos.
Locais para doação
Os equipamentos podem ser doados em um dos 12 núcleos de informática, onde funciona o projeto – Engenho Velho de Brotas, Uruguai, Baixa do Fiscal, Alto do Cabrito, Engenho Velho da Federação, Pero Vaz, Costa Azul, Alto de Santa Terezinha, Boca do Rio, Saramandaia, Tancredo Neves e Saubara. A pessoa interessada em doar os materiais tecnológicos pode também ligar para o número (71) 8295-9655 ou acessar o site da Metarede para mais informações.
Além da Fapesb, o projeto Metarede tem o apoio das Universidades Federal da Bahia (UFBA), Estadual de Feira de Santana (UEFS), e do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovações (Ictios).

Voltar