Publicado em: 14/05/2014 às 18:25

Programa Inova Talentos qualifica profissionais para setor de inovação

O CNPq e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), juntamente com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), firmaram em agosto de 2013 um acordo de cooperação para o desenvolvimento de ações do Programa RHAE Trainee – Inova Talentos. O programa tem o objetivo de dar suporte às empresas que desenvolvem projetos de inovação, a partir da contratação de profissionais sob a modalidade trainee. Com isso, visa ampliar o número de profissionais qualificados em atividades de inovação no setor empresarial brasileiro.
O Programa Inova Talentos oferece bolsas de estudo a graduandos, graduados, com até três anos de conclusão, ou mestrandos de diversas áreas do conhecimento (ciência da computação, sistemas de informação, engenharia da produção, engenharia civil, engenharia química, engenharia de alimentos, administração, economia, dentre outros) para o desenvolvimento de planos de inovação vinculados à tecnologia de produção ou gestão. O CNPq investirá R$ 29 milhões no pagamento das bolsas.
Os interessados deverão apresentar soluções inovadoras para os projetos propostos pelas empresas selecionadas pelo Inova Talentos, as quais serão avaliadas por uma banca examinadora. O processo de recrutamento, seleção, treinamento e acompanhamento dos profissionais serão realizados pelo IEL/BA. Os interessados podem encaminhar currículo para o e-mail inovatalentos@fieb.org.br para compor o banco de dados. Os candidatos selecionados por meio deste processo receberão bolsas de R$ 1.500 a R$ 3.000 mensais. O treinamento é supervisionado e remunerado por um período de 12 meses.
Na primeira chamada de projetos, a Bahia foi o estado com maior número de projetos (32) aprovados no programa Inova Talentos, seguida por São Paulo (30) e Rio Grande do Sul (29). Foram selecionados 179 projetos em 20 estados brasileiros.
A 2ª chamada para inscrição de novos projetos será encerrada em 13/06/2014 e a avaliação dos projetos será realizada entre 16/06/2014 a 11/07/2014. As informações para participação do “Programa Inova Talentos” podem ser acessadas por meio link www.portaldaindustria.com.br/iel/canal/inova-talentos.
Assista ao vídeo sobre o Inova Talentos.
(Com informações do CNPq, Fieb e portal da indústria)