Publicado em: 13/04/2016 às 15:03

Programa oferece 100 mil dólares a soluções inovadoras

Iniciativa da Fundação Gates em parceria com FAPs brasileiras, Grand Challenges Explorations financia projetos em seis grandes desafios de saúde global.

A Fundação Bill & Melinda Gates está com inscrições abertas até 11 de maio para a 17ª edição de seu programa Grand Challenges Explorations (GCE). Lançado em 2008, o GCE oferece 100 mil dólares a inovações tecnológicas e científicas em saúde, agricultura e desenvolvimento capazes de solucionar graves problemas mundiais. Mais de 1186 projetos em 61 países já foram financiados, nove deles no Brasil.

O mais recente é o do pesquisador mineiro Heverton Dutra, do Centro de Pesquisas René Rachou da Fiocruz de Minas Gerais, que desenvolverá uma dieta artificial para mosquitos em laboratório que dispensa sangue humano e animal. Trata-se de pesquisa pioneira no controle da dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Nesta rodada, candidatos são convidados a apresentar propostas de pesquisa em seis grandes desafios nas áreas de planejamento familiar e métodos contraceptivos, novas técnicas de coleta de dados para vigilância em malária, estudos que ajudem a entender o parasita Cryptosporidium com foco no desenvolvimento de novas drogas, tratamentos e terapias contra a diarreia infantil causada por ele, pesquisas sobre fatores que influenciam a resistência de microrganismos a antibióticos, desenvolvimento de auto testes para câncer cervical, entre outros.

No Grand Challenges Explorations, qualquer pessoa pode enviar projetos. Não é necessário anexar currículo, artigos publicados, referências nem resultados prévios. A seleção é baseada exclusivamente na qualidade da proposta e no seu potencial para resolver grandes desafios globais. São aceitas propostas de candidatos de todos os níveis de experiência, de qualquer área ou organização, incluindo universidades, laboratórios, institutos de pesquisa, ONGs e empresas privadas. Para participar, você só precisa descrever a sua ideia em duas páginas. Nelas você deve explicar, em inglês, por que sua proposta apresenta uma solução inovadora para gerar impacto em um dos desafios propostos pelo GCE.

As soluções mais inovadoras e de maior impacto em cada rodada recebem 100 mil dólares para serem implementadas em 18 meses. Se a proposta for bem-sucedida, é possível aplicar para um financiamento adicional de 1 milhão de dólares. No Brasil, uma parceria com 17 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) garante um aporte adicional de 50.000 a 100.000 dólares a inovadores desses 17 estados que tiverem suas ideias selecionadas pelo programa.

As inscrições estão abertas até o dia 11 de maio de 2016 para os seguintes desafios:
Avaliação de Demandas, Preferências e Comportamentos em Planejamento Familiar para Orientar Inovações em Serviços e Tecnologias de Contracepção
Desenvolvimento de Novas Plataformas para Acelerar A Descoberta de Contraceptivos
Novas Abordagens Analíticas para Eliminar a Malária
Desenvolvimento de Novas Terapias para a Infecção Infantil por Cryptosporidium
Novas Abordagens para Caracterizar e Rastrear A Incidência Global de Resistência a Antimicrobianos
Novas Soluções em Áreas Prioritárias em Saúde Global

Fonte: Confap