Voltar
Publicado em: 21/11/2016 às 15:55

Projeto brasileiro é selecionado na 17ª rodada do Grand Challenges

Por: Ascom/Fapesb

O projeto Integração de dados socioeconômicos e de saúde para combater a malária, do brasileiro Marcos Barreto, da Universidade Federal da Bahia, está entre os 56 projetos contemplados na 17ª rodada do programa Grand Challenges Explorations, da Fundação Bill & Melinda Gates. Pesquisadores de 11 países foram selecionados e vão receber 100 mil dólares para desenvolver seus projetos. O brasileiro foi selecionado entre mais de 1400 projetos de 98 países.
O projeto de Marcos se enquadrou no desafio Novas abordagens analíticas para eliminação da malária, e consiste no desenvolvimento de uma plataforma para integrar dados da vigilância sobre a malária com dados de saúde e socioeconômicos. A ferramenta fornecerá acesso aberto e suporte para análise e prospecção de dados, para apoiar os esforços em eliminar a doença, reunindo informações como incidência, hospitalização e condições de vida dos pacientes. A FAPESB (Fundação de Amparo à pesquisa do Estado da Bahia) participou de algumas edições desse programa.
A lista dos contemplados pode ser acessada neste link. A próxima rodada do Grand Challenges Explorations (19) está prevista para fevereiro de 2017.

Fonte: CONFAP

Voltar