Publicado em: 13/12/2023 às 10:37

Projeto contemplado no Edital PopCiências reúne jovens de Salvador que cumprem medida cautelar

I Feira Integrada de Ciências, Saúde e Tecnologia da Educação aconteceu no anexo do Colégio Estadual Governador Roberto Santos e reuniu 50 jovens, entre 13 e 18 anos.

Fruto do empenho de professores que acreditam que o acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de inovação é a chave para o desenvolvimento da educação de alunos da educação básica que cumprem medida cautelar ou estão privados de liberdade, a I Feira Integrada de Ciências, Saúde e Tecnologia da Educação, na Comunidade de Atendimento Socioeducativa (CASE) de Salvador, anexo do Colégio Estadual Governador Roberto Santos, no bairro de Tancredo Neves, foi realizada entre os dias 29 de novembro e 5 de dezembro.

A iniciativa foi resultado da aprovação de um projeto submetido por três professoras e um professor, do Colégio Estadual Roberto Santos, ao Edital Apoio a Eventos de Popularização das Ciências – PopCiências/2023, aberto pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Durante dois meses, 50 alunos e alunas, entre 13 e 18 anos, que estão em medida cautelar e/ou privados de liberdade, participaram em sala de aula de palestras, rodas de conversas, pesquisas e experimentações, além da produção de artes gráficas e literárias.

Com os temas Juventude e Sexualidade; Saúde da Mulher, Homem, Travestis e Transexuais; Cuidados de Higiene Pessoal; Ciência e Tecnologia; e Saúde Mental na Juventude, os alunos produziram diversos conteúdos e materiais para serem expostos na Feira, desde cartazes, jogos, telas e grafites, até revistas e panfletos com informações esclarecedoras, como, por exemplo, a publicação “Fakes e Verdades sobre HIV e AIDS”, que explica e tira dúvidas sobre questões relacionadas ao Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV).

De acordo com Adriana Lopes, coordenadora do evento e uma das idealizadoras do projeto, os meninos e meninas da CASE Salvador abraçaram com bastante protagonismo as atividades. “Durante as aulas foram surgindo várias ideias da construção de jogos e revistas, inclusive a história em quadrinhos “Eu Sou? Ou eu Estou?” que é uma publicação da história real de uma adolescente que contou tudo que ela passou até se entender como uma pessoa de um gênero diferente do que ela nasceu“, destacou Adriana se referindo a jovem que com o apoio de colegas e professores colocou no papel em formato de desenhos e textos o preconceito que sofreu da família e da sociedade quando ela não aceitou o gênero com o qual nasceu.

Ainda segundo a Professora Adriana, o Popciências veio para reorganizar não só os alunos, mas os professores também. “É preciso fazer com que jovens e professores da Educação Básica vejam a ciência como cotidiano, como algo que está presente em todos os espaços e que faz parte da vida deles, não como algo distante. Mostrar que a gente, da Educação Básica, tem potência!”, concluiu emocionada.

De acordo com Márcea Sales, superintendente de Desenvolvimento Científico da Secti, o Estado tem a responsabilidade de ser indutor das políticas públicas para pesquisa, e que através do Edital Popciências ele pode cumprir esse papel de indução à tríade ensino, pesquisa e extensão.

“É importante que a gente, enquanto Estado, pense na ampliação da participação da Educação Básica na submissão de propostas aos editais que a Fapesb tem. A 1º Feira de Ciência, Saúde e Tecnologia da Educação, organizada pela CASE, é uma ação pioneira de parceria do Governo do Estado, através da Fapesb, com a Educação Básica. Ao visitar as ações protagonizadas pelos estudantes que estão cumprindo medidas socioeducativas, essas atividades humanizaram aquele espaço de restrição à liberdade, que é o único direito constitucional suspenso, o de ir e vir, os demais precisam ser assegurados a esses jovens e adolescentes que cumprem essas medidas. A esperança é que a Fapesb amplie, cada vez mais, as suas possibilidades de fomento, e que a Educação Básica ganhe condições de participar ampliando também o seu repertório e suas ações nessa temática”, salientou Márcea.

Nesta edição do Edital Popciências, ao todo foram contemplados 53 projetos. A depender da faixa de financiamento em que cada proposta foi enquadrada, os pesquisadores receberam até R$ 50 mil como apoio para a organização e realização de seus eventos.