Publicado em: 22/07/2015 às 09:32

Projeto de pesquisa apoiado pela Fapesb é premiado em evento científico internacional

Entre os dias 13 e 16 de julho, os professores Luciano B. Rodrigues, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, campus de Itapetinga, e a professora Camila D. Willers, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, campus de Vitória da Conquista, estiveram presentes no evento “VI Internacional Conference on Life Cycle Assessment in Latin America (Cilca)”, em Lima, na Pontifícia Universidade Católica do Peru. Na ocasião, os professores apresentaram o trabalho “Environmental Impact Assessment of Semi-Intensive Beef Cattle” que, ao final, foi premiado como o segundo melhor do evento, sendo ainda o único da América Latina premiado na Conferência. O trabalho também tem como autores o Prof. José Adolfo de Almeida Neto e Henrique Maranduba, ambos da UESC.

O trabalho foi fruto da dissertação do Mestrado da professora Camila Willers, que foi orientada pelo professor Luciano Rodrigues, junto ao Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da UESB, e cujo objetivo foi analisar, por meio da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), os impactos ambientais na produção pecuária semi-intensiva em fazendas da microrregião de Itapetinga, no sudoeste da Bahia, considerando desde o nascimento até a venda dos animais para o abate. Os resultados obtidos são de grande importância e poderão contribuir para o melhor desempenho ambiental da produção pecuária da Região, podendo assim agregar valor ao produto.

O estudo fez parte de um projeto de pesquisa coordenado pelo Professor Luciano Rodrigues, o qual foi apoiado pelo Edital Pró-pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – Fapesb, tendo ainda como órgãos financiadores a Capes e o CNPq.

O Cilca é promovido pela Rede Iberoamericana de Ciclo de Vida, sendo o evento científico mais importante sobre Avaliação do Ciclo de Vida para os países da América Latina e Península Ibérica.

Fonte: UESB