Voltar
Publicado em: 14/07/2017 às 15:46

Projeto vencedor do Ideias Inovadoras participa de Feira de Solução para Saúde

Por: Ascom/Fapesb

Nos dias 8, 9 e 10 de agosto acontece, em Salvador, a Feira de Solução para a Saúde. Centenas de expositores apresentarão um importante conjunto de soluções para as arboviroses, doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. Um dos projetos que vai participar da Feira, é o aplicativo Mosquito Zero, vencedor da edição de 2014 do Prêmio Ideias Inovadoras, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

O aplicativo permite ao usuário informar locais de foco e presença do mosquito; registrar casos suspeitos de dengue, chikungunya e zika vírus; consultar unidades de saúde e identificar condições de saneamento básico. Para Alex Sandro Correia, desenvolvedor do Mosquito Zero, “participar da Feira de Solução para a Saúde é colocar a tecnologia a serviço da vida, a partir de estratégias e inovações que vão desde o controle vetorial, a consolidação de informações e conhecimentos para tomada de decisão e adoção de novas políticas públicas de enfrentamento do Aedes aegypti”, afirma.

Uma novidade é que agora o Mosquito Zero usará a funcionalidade dos drones no combate ao mosquito. “Além das funcionalidades estratégicas para vigilância em saúde e institucionalização da participação popular, apresentaremos o DRONE – veículo aéreo não tripulado, controlado remotamente, que terá como objetivo inspecionar e tratar criadouros do Aedes aegypti localizados em áreas inacessíveis por via terrestre”, destaca Alex Sandro.

Vencedor do Concurso Ideias Inovadoras de 2014, desde que foi lançado, em setembro do ano passado, o Mosquito Zero já foi considerado o aplicativo mais completo para o enfrentamento das arboviroses desenvolvidas no país e já alcançou a marca de mais de 2 mil downloads. “A Fapesb contribuiu para nos posicionar na direção da inovação tecnológica, despertando novos horizontes para pesquisa e desenvolvimento de projetos de impacto social”, reconhece.

Alex Sandro, idealizador do aplicativo, em reunião na Incubadora de Negócios da UNIFACS

Agente Espacial Mosquito Zero é uma startup que vem se desenvolvendo e inovando em projetos de impacto social e conta com a importante assessoria da incubadora de négocios da UNIFACS.

A Feira de Solução para Saúde – Zika será a primeira de uma série de cinco – cada uma realizada em uma região do País. Todas elas reúnem pesquisadores, instituições dos setores público e privado e movimentos sociais interessados e comprometidos com o combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Na programação constam atividades como rodas de conversa, apresentações orais, mesas redondas, oficinas, estandes, manifestações culturais e espaços de comunicação em saúde.

A Feira acontece no Senai Cimatec (Av. Orlando Gomes, 1845 – Piatã, Salvador – BA), entre os dias 8, 9 e 10 de agosto. Para mais informações www.feirazika.unb.br.

Voltar