Publicado em: 12/09/2014 às 15:55

Representante da Embaixada Britânica apresenta Programa de Bolsas para diretor da Fapesb

Na primeira semana de setembro, a Secretária de Infraestrutura, Energia, Educação e GREAT da Embaixada Britânica de Brasília, Nnenne Iwuji-Eme, reuniu-se, em Salvador-Ba, com Roberto Paulo Lopes, diretor geral da Fapesb, para apresentar o Programa Chevening de bolsas de estudo. Trata-se de um programa mundial do governo britânico, financiado pelo Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido (FCO) e organizações parceiras.

As bolsas são concedidas a estudantes de destaque e com potencial de liderança, para um programa de mestrado de um ano em qualquer área e em qualquer universidade da Inglaterra, Escócia e País de Gales.. Os estudantes são selecionados pessoalmente pelas Embaixadas/Alto Comissariados do Reino Unido pelo mundo, algumas vezes em parceria com organizações co-patrocinadoras apropriadas.

Neste semestre, o Programa Chevening abriu 1500 bolsas de estudo e pós-graduação para estrangeiros na Inglaterra. Cada bolsa de estudo cobre o valor de todas as taxas universitárias e também as despesas com as passagens para a Grã-Bretanha, os gastos com o visto de estudante e concede um salário mensal durante toda a pós-graduação. As bolsas são concedidas em todas as áreas de estudo, mas priorizam as pós-graduações em negócios, administração de empresas e relações internacionais.

Os selecionados pelo programa além de receberem a bolsa de estudos, passam a fazer parte de uma rede de impacto global. Cerca de 43 mil pessoas estão no grupo de ex e atuais bolsistas do Chevening, provenientes de 150 países. As áreas prioritárias para o Brasil podem ser vistas na página www.chevening.org/brazil.

As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de novembro.

COMO SE CANDIDATAR PARA UMA BOLSA CHEVENING:

1- No site, cadastre-se para receber notícias sobre o período de inscrição e orientações aos candidatos, clicando em “Register” e selecionando a opção “Brazil”.
2- Planeje-se para fazer um teste de proficiência em inglês antes de se inscrever. Consulte o site para obter as últimas informações sobre testes de proficiência em inglês e dos certificados aceitos.

3- Pesquise em quais cursos e quais universidades do Reino Unido você gostaria de se inscrever, uma vez que as opões de curso e universidade devem ser incluídas no seu formulário de inscrição.

4- Pesquise sobre os pré-requisitos de língua inglesa para o curso escolhido: é muito provável que existam requisitos acima do mínimo exigido para se candidatar para uma bolsa Chevening. Planeje como você vai preencher esses requisitos.

Fonte: Ascom/Fapesb