Voltar
Publicado em: 03/05/2013 às 20:17

Saiba como submeter sua proposta de projeto à FAPESB

Por: Ascom/Fapesb

027.foto03052013

Saúde, meio-ambiente, educação, segurança pública, eventos, infraestrutura de pesquisa, games, popularização da ciência… Esses e inúmeros outros temas são englobados anualmente pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB em seus editais.

Qualquer pesquisador ou empresário que precise de financiamento para desenvolver um projeto de pesquisa, produto, serviço, organizar ou participar de eventos, implantar ou reestruturar um laboratório, pode conseguir apoio submetendo um projeto à Fundação. Em 2013, a FAPESB já lançou 20 editais, com o objetivo de apoiar a inovação, a formação e a produção científica no estado.

Cada edital tem suas especificidades e é necessário que o pesquisador o leia atentamente antes de enviar seu projeto. O edital contém todas as informações detalhadas a respeito do processo de submissão, desde os requisitos básicos de elegibilidade até a divulgação dos resultados e a contratação das propostas. O não atendimento das regras pode levar ao desenquadramento da proposta.

O primeiro passo após a leitura do edital é o cadastro do pesquisador no sistema FAPESB, no qual ele deverá colocar suas informações, gerando login e senha. Em seguida, vem o preenchimento do formulário online, que é disponibilizado na mesma página do Edital, no Portal da Fapesb. Ao finalizar o preenchimento, o pesquisador deve ficar atento para não apenas gravá-lo, como também concluí-lo, o que gerará um número de pedido, fazendo com que a solicitação possa ser avaliada. Além de preencher o formulário online com os dados do projeto, o candidato deve, também, enviar pelo correio a proposta impressa em duas visas, de igual teor, junto com os demais documentos requeridos pelo edital.

A avaliação dos projetos é feita por etapas. Cada edital possui uma forma de avaliação, podendo ter mais ou menos etapas, que englobam, em primeiro lugar, o enquadramento dos projetos. Tendo cumprido todos os requisitos necessários e sendo, portanto, enquadrado, o projeto passa pela avaliação de no mínimo dois consultores ad hoc, pertencentes a instituições de ensino superior e de pesquisa sediadas fora do estado da Bahia. Eles podem ainda passar pela avaliação de um comitê técnico formado por especialistas nas áreas envolvidas no edital, por um comitê gestor, onde as propostas são analisadas pelos parceiros e, por fim, pela diretoria executiva da Fapesb.

Este ano, a Fapesb prevê o lançamento de 30 editais com valor total de aproximadamente R$ 80 milhões. Destes, 18 estão com inscrições abertas. Para ter acesso aos editais, basta entrar no site da FAPESB (www.fapesb.ba.gov.br) e clicar em Pesquisador Fapesb/ Editais e Chamadas Públicas. Confira aqui os editais que estão com inscrições abertas no momento.

Passo a passo do procedimento para solicitação de apoio:
1- Entrar no Portal da Fapesb, clicar no menu à esquerda em “A Fapesb/ Pesquisador Fapesb/ Editais e Chamadas Públicas”, ou diretamente na seção “Editais” no ícone azul à direita.

2- Ler o Edital na íntegra

3- Na mesma página onde se encontra o Edital, clicar no link “Cadastro online do Pesquisador Fapesb”, realizar o cadastro e salvá-lo. Ou ir no menu à esquerda do Portal em “Pesquisador Fapesb/ Cadastro online do Pesquisador”. O cadastramento estará completo quando forem registrados:

• na opção “Dados Cadastrais”, os dados pessoais, endereço, informações para contato (telefone e e-mail), área e palavras-chaves relacionadas com a atuação e conhecimento do pesquisador (coordenador do projeto);
• na opção “Vínculo Institucional” a instituição à qual o coordenador está vinculado;
• na opção “Formação Acadêmica” registrar a(s) formação(ões) acadêmica(s) do coordenador do projeto, com respectivo(s) ano(s) de formação.

4- Também na mesma página onde se encontra o Edital, clicar no link “Formulário de Proposta online”; colocar login e senha; clicar em “Novo Pedido”; e preencher o formulário com as informações referentes à sua proposta. Cada edital possui um formulário diferente. (O proponente deverá ter especial atenção no preenchimento do Formulário online para, após sua finalização, salvá-lo E CONCLUI-LO, o que irá gerar o Número do Pedido da proposta no Sistema Fapesb.)

5- Enviar pelo correio a proposta juntamente com os documentos listados no Edital. Não serão recebidas propostas entregues diretamente na FAPESB, em nenhuma hipótese.

Observação: a FAPESB dispõe de uma base de dados com aproximadamente 2.500 instituições cadastradas, com respectivas unidades e departamentos. Caso sua instituição não conste na lista, você pode solicitar seu cadastro acessando o formulário “Cadastro Online do Pesquisador”. Após realizar o login, selecione a opção disponível no Menu Principal: “Pré-Cadastro/ Instituição”.

Fonte: Lorena Bertino – Ascom/FAPESB

Voltar