Publicado em: 04/08/2023 às 16:55

Secti e Fapesb realizam segundo Encontro com Bolsistas

O segundo encontro do ano entre bolsistas e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), órgão ligado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), foi realizado nesta sexta-feira (4), na sede da Fundação, no Espaço Lazareto. Cerca de 40 pesquisadores da Fapesb participaram do evento, sendo uma parcela deles através do Youtube da Fundação, que transmitiu ao vivo a reunião. Assim como no primeiro encontro realizado em março, o secretário da Secti, André Joazeiro, e o diretor geral da Fapesb, Handerson Leite, estiverem presentes para responder as solicitações feitas anteriormente e dar encaminhamento às novas demandas.

O Encontro com Bolsistas da Fapesb tem a função primordial de estreitar o diálogo com os pesquisadores, entender as suas necessidades e encaminhar as solicitações possíveis para resolução a curto, médio e longo prazos, a depender do grau de dificuldade que o assunto exija. Um exemplo disso foi a solicitação levantada pelos pesquisadores na primeira reunião que diz respeito ao prazo de pagamento das bolsas, que precisava ser ajustado. O esforço foi feito e o problema tratado. Atualmente os valores das bolsas estão sendo depositados antes do dia 5 de cada mês.

Na avaliação do secretário da Secti, André Joazeiro, a continuidade do diálogo com os bolsistas é fundamental para entender as dificuldades deles e fazer com que a Secti e a Fapesb pensem nas soluções. “Não podemos querer adivinhar o que aflige o bolsista. Por isso é importante trazê-los para perto e entender as suas dificuldades. Perguntar a eles o que está afligindo, para daí criar situações de soluções para os seus problemas. Por exemplo, já solucionamos sobre a data de pagamento, que passou a acontecer sempre antes do dia 5 de cada mês”, reforçou Joazeiro.

Outra reinvindicação importante dos bolsistas e que foi atualizada, diz respeito ao aumento do valor das bolsas concedido em março deste ano pelo Governo da Bahia, através da Fapesb. O reajuste atendeu a uma demanda antiga dos pesquisadores a qual contemplou bolsas de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado, acompanhando o percentual de reajuste praticado pelo Governo Federal.

De ordem prática, os pesquisadores também haviam pedido solução para melhorar as informações de prazos de entrega dos relatórios técnicos durante a consulta no site da Fapesb. Para isso, a Fundação implementou uma nova ferramenta em seu site como alternativa para garantir mais agilidade. O pesquisador agora acessa o portal, clica em Cadastro Online do Pesquisador, escolhe as opções Verificar Pendências e Prestação, e todos os prazos serão listados.

No decorrer da reunião, Caroline Birrer, diretora da Associação Nacional de Pós-Graduandos, levantou a pauta sobre a caracterização do pós-graduando quanto profissional de pesquisa e a questão do avanço de alguns direitos trabalhistas que o pesquisador não tem, como, por exemplo, o 13º salário e o direito previdenciário. A pauta foi debatida e tanto o secretário André Joazeiro quanto o diretor Handerson Leite salientaram que essa é uma discussão importante, porém de nível federal.

Ao final do encontro, ficou a dica por parte dos bolsistas de se preparar uma agenda com datas fixas das próximas reuniões para que os pesquisadores possam se programar. Para Handerson Leite, diretor Geral da Fundação, o resultado desses encontros é de sempre proporcionar mais transparência entre bolsistas e Fapesb e de entender melhor as necessidades dos estudantes. “O objetivo é realizar cada vez mais um serviço melhor. Quanto melhor a gente atendê-los, mais a Bahia avança na formação de pessoas de alto nível”, destacou Leite.

Para Telma Carvalho, pesquisadora do Programa de Pós-gradução de História da Ufba, esses encontros propiciam uma aproximação dos pesquisadores com a instituição que financia a pesquisa. “Essa foi a primeira reunião que participei. Notei uma preocupação para além da coisa prática e burocrática, e sim com a importância da nossa produção enquanto pesquisador. Achei bem interessante”.

O mestrando Patrick Jordan garantiu que a reunião lhe ajudou a ter um acesso melhor às informações que precisava. “Às vezes a capacidade de a gente buscar as informações é limitada. Estar presente me ajudou nisso, principalmente no assunto de como lidar com a questão trabalhista. Com certeza, o saldo foi positivo”, completou.