Publicado em: 12/12/2022 às 16:36

Secti entrega Espaço Colaborar ao município de Itapetinga

Com objetivo de fomentar o empreendedorismo e a inovação, a pasta já entregou 16 ambientes por toda Bahia

Incentivar o empreendedorismo da região. Esse é o maior intuito do Espaço Colaborar, que faz parte da maior rede pública de espaços dinamizadores em construção no Brasil. Nesta segunda-feira (12), esse ambiente foi entregue pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti), ao município de Itapetinga. A inauguração contou com as presenças do secretário da pasta, André Joazeiro, do prefeito Rodrigo Hagge, do ex-prefeito Michel Hagge e demais autoridades. O Estado já disponibilizou 16 espaços de um total de 26 previstos.

A estrutura, que é semelhante a um coworking, é equipada com computadores, mesas, TV, câmera para videoconferência, dentre outros dispositivos e materiais. O local, totalmente aberto ao público, beneficia, principalmente, os empreendedores da região e pode ser usado para discutir ideias, fazer encontros, reuniões, treinamentos e apoiar o ecossistema de inovação da cidade e municípios vizinhos. Em Itapetinga, o Espaço Colaborar, que tem apoio do deputado estadual Rosemberg Pinto e da vereadora Sibele Nery, fica no bairro Camacã, próximo à Praça da Concha Acústica. A expectativa da Secti é que Cachoeira seja a próxima localidade a receber o ambiente dinamizador.

O secretário André Joazeiro destaca o trabalho de interiorização da Secti e afirma que o ambiente estimula o ecossistema de empreendedorismo e inovação da região. “Estou feliz por entregar mais um Espaço Colaborar, agora no município de Itapetinga. Esse ambiente é importante para o fomento do empreendedorismo inovador da região. Também é fundamental para desenvolvimento de um dos nossos propósitos, que é interiorizar cada vez mais nossas ações e projetos. Pensando no nosso interior, podemos colher resultados como geração de renda, emprego e transformação da realidade”, afirma.

Segundo Agnaldo Freire, superintendente de Inovação da pasta, o lugar pode ser utilizado para promover a integração entre a academia, as empresas e os empreendedores. “É um espaço de cocriação, de integração entre os chamados atores do ecossistema de inovação e empreendedorismo. Então, existe a contribuição de profissionais, pesquisadores, empresários, com empreendedores e com a população de uma forma geral. Juntos, podem desenvolver a inovação e promover o auxílio ao empreendedorismo. O ambiente é um local para dividir conhecimentos e contribuir para desenvolvimento socioeconômico a partir da criação de empreendimentos inovadores”, diz.