Voltar
Publicado em: 08/06/2016 às 15:49

Segurança Pública: Projetos contam com auxílio de edital da Fapesb

Por: Ascom/Fapesb

Verificar o desenvolvimento de novas alternativas para segurança pública do estado. Com esse objetivo, representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) realizaram visitas aos projetos “Geodataseg – Infraestrutura de base de dados espaciais para planejamento operacional de segurança pública no Estado da Bahia” e “Modernização do policiamento de multidões festivais: O protocolo da Polícia Militar da Bahia no policiamento a pé”.

A coordenadora de Apoio a Tecnologias Sociais e Ambientais da Fapesb, Talita Assis explica como funcionam as visitas. “A gente procura conversar com os envolvidos para saber como o projeto está sendo executado. Quais as dificuldades, os aspectos positivos para que os proponentes consigam conquistar o objetivo do projeto”, afirmou.

Sobre o projeto ‘Geodataseg’, a coordenadora do Mestrado em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente da Uefs, Joselisa Chaves falou sobre a importância do projeto para segurança pública. “O objetivo do projeto é desenvolver um sistema, que possa auxiliar sobre diferentes dados que nós temos sobre o tema segurança pública. Escolhemos uma área piloto que foi o município de Lauro de Freitas. O projeto está na fase de levantamento de dados cartográficos, com previsão de lançar um portal”.

A ação da Fapesb também analisou o andamento do projeto “Modernização do policiamento de multidões festivais”, gerido pelo Capitão da PM, Fábio Campos. “Nosso objeto é propor melhoria do policiamento para festivais e compreender esse tipo de policiamento, a partir de dados históricos e coleta de dados”. Segundo ele, ao final do projeto pretende-se aperfeiçoar o trabalho policial durante carnaval de Salvador e outras festividades do estado, através de uma tecnologia social, que poderá ser assimilada por outras agências policiais.

Voltar