Publicado em: 17/10/2011 às 14:45

Semana de Ciência e Tecnologia debate clima e desastres naturais

A partir desta segunda-feira (17), a ciência encontra solo fértil para o desenvolvimento do conhecimento. Entre os dias 17 e 23 de outubro, será realizado em várias cidades brasileiras a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O tema principal do evento, em 2011, são as Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de risco. O evento tem como principal objetivo mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia (C,T&I), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.

Em nota, o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, destacou que a temática se justifica pela atualidade e pela importância da discussão. “É importante envolver a juventude, pensar o aquecimento global, os extremos climáticos que nós estamos vivendo, medidas de proteção, medidas de mitigação e uma cultura para que a sociedade comece a aprender a resistir, a sobreviver e a se preparar para essas alterações”, disse.

Programação

A Bahia terá uma extensa programação e novidades em municípios como Itabuna, Irecê, Ilhéus, Feira de Santana, Camacã, Tapiramutá, Correntina, Caetité e Valença. Ao todo, serão 172 eventos em 10 cidades. Os interessados em saber a programação por município pode acessar o site semanact.mct.gov.br.

Na capital, a programação inclui exposições, videoaulas em escolas públicas, performances teatrais e palestras, a exemplo do Circuito Universidades, que irá trazer os maiores pesquisadores do Brasil para debater temas como biotecnologia, inovação, gestão do conhecimento, clima e desastres naturais.

A solenidade de abertura será realizada na segunda-feira, às 18h30, na Reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba), com a presença de pesquisadores, como o doutor em saúde pública e pós-doutor em gestão ambiental Arlindo Philippi Jr; o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenador da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Pedro Pascutti, e o professor do Instituto de Biologia da Ufba, Charbel El-Hani. O evento é gratuito.

Quem for visitar o Circuito Ciências, entre os dias 17 e 23 de outubro, no Shopping Iguatemi, vai poder acompanhar a simulação de algumas ações de resgate com robôs em um dos diversos stands espalhados nas praças do centro de compras.

A Pró-Reitoria de Extensão da Ufba coordena uma programação, composta por cafés científicos, exibição de filmes nas salas de arte da Ufba e Walter da Silveira, seguidos de bate papos com cientistas. O “Ver Ciência”, que traz 80 programas, de 10 países, para uma Mostra Internacional de Ciência na TV promete movimentar a capital.

Fonte: A Tarde