Voltar
Publicado em: 30/09/2010 às 17:25

Semana de Ciência e Tecnologia recebe últimos ajustes

Por: Ascom/Fapesb

Parceiros da VII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Bahia se reúnem hoje (dia 30), às 14 horas, para receber as orientações finais e discutir os detalhes para a realização do evento. No encontro, que acontece na Universidade Salgado de Oliveira – Universo (Av. Antonio Carlos Magalhães), é uma das últimas etapas preparatórias para a principal mobilização de popularização da ciências do país.
Os participantes vão conhecer também as ações que vão acontecer fora da Universo, como no campus Ondina da UFBA e em shoppings de Salvador. Serão exposições, experimentos interativos e mostras científicas abertas ao público.
Este ano, a programação será bastante diversificada. Os quase 40 parceiros vão levar temas como tecnologia sustentável, biocombustíveis, hábitos para saúde, experiências em Física, amostras minerais, oficinas de matemática e astonomia.
Hackers X Crackers
Evento multimídia integrado faz parte da SNCT
A ética hacker será debatida, em Salvador, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Uma parceria entre a Grupo de Pesquisa, Educação, Comunicação e Tecnologia da UFBA e o Irdeb quer mobilizar a comunidade para refletir sobre como diferenciar a ação dos hackers – aqueles se são entusiastas da programação de computadores das dos crackers – os que destroem sistemas, por exemplo, com a produção de vírus.
Iniciativas como o GNU/Linux e a Wikipekia serão apresentados como resultados bem sucedidos. A ação engloba a veiculação de vinhetas na TV Educativa da Bahia e na Rádio Educadora FM sobre os princípios da ética hacker como um preparativo. No dia 18 de outubro, às 22 horas, a TVE Bahia faz um debate com o tema “os hackers na sociedade”.
Balão será atração para despertar interesse pela ciência
Os visitantes da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Bahia vão sair do chão em busca do interesse pela ciência. Um balão que sobe a até 50 metros de altura estará colocado na Universidade Salgado Oliveira – Universo para voo cativo. O balão de ar quente tripulado vai ajudar as crianças a ver a cidade por um novo ângulo e mostrar também conceitos da Física apresentados em sala de aula.
Fonte: Ascom/Secti

Voltar