Publicado em: 08/05/2012 às 20:46

Simpósio realizado pela ACB e FAPESB promove troca de ideias sobre desenvolvimento agrícola sustentável

Terminou ontem, 07/05, o Simpósio sobre o Potencial de Desenvolvimento Agrícola Sustentável da Bahia, promovido pela Academia de Ciências da Bahia (ACB) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB). O evento, realizado no Hotel Marazul, na Barra, teve como finalidade discutir os ecossistemas do território baiano a fim de gerar propostas que contribuam nos debates do Rio +20. Fizeram parte da mesa de abertura Roseli Carvalho, representando o Secretário de Ciência Tecnologia e Inovação, Paulo Câmera; Amílcar Baiardi, membro da ACB; Roberto Santos, Presidente da ACB; o Secretário de Agricultura do Estado, Eduardo Salles; o Diretor Geral da FAPESB, Roberto Paulo Lopes; e o professor da USP. José Eli da Veiga.

O Simpósio teve início com a palestra do professor Veiga, com o tema “Desenvolvimento Agrícola Sustentável, uma Possibilidade Contemporânea”. Veiga iniciou sua apresentação questionando a possibilidade de se alcançar o desenvolvimento da agricultura sustentável no país: “Eu acho que não há essa possibilidade. Me parece que, se não houver um desastre, a ficha não cai”. O professor falou sobre as sociedades que desapareceram por não saber lidar com sua vulnerabilidade ecológica e afirmou não ser um pessimista: “Não sou pessimista, mas os dados apontados com racionalidade não levam a um quadro favorável. É tão simples ter uma catástrofe!”, disse.

Veiga pautou sua palestra sobre alguns pontos relacionados à sustentabilidade, dentre eles a produção de carnes no planeta, o que citou como uma questão controversa. Segundo ele, as cadeias de carnes tem uma participação bastante significativa nas emissões totais de gases de efeito estufa na atmosfera, contribuindo para mais de 50% delas. Embora os estudos que chegaram a este resultado não tenham sido realizados por uma revista científica, Veiga propôs uma reflexão: “Vamos supor que este dado esteja errado pela metade, que seja apenas 25%. Mesmo assim a produção de carnes seria responsável por mais emissão de gases do que os transportes”.

Além deste tema, o palestrante falou sobre insustentabilidade, focando no ciclo de Nitrogênio e nas mudanças climáticas, dentre outras questões. Veiga falou da necessidade de se tomar medidas para manter a temperatura no planeta, apresentando gráficos com dados sobre o aquecimento global, forçamento radioativo, taxa de extinção de espécies e nitrogênio removido, cujas fronteiras propostas para o ano de 2009 já haviam sido ultrapassadas em todos os casos. O professor versou ainda sobre agricultura e o aumento dos preços de alimentos, fertilidade das terras e desmatamento, e da necessidade de investir em Ciência e Tecnologia, Pesquisa e Desenvolvimento na busca da resolução de problemas.

O Simpósio prosseguiu no dia 07/05 com mais cinco palestras, cada uma sobre um ecossistema: Semiárido, com Manoel Abílio Queiroz (UNEB); Altitudes, com Abel Rebouças (UESB); Recôncavo, com Carlos Alfredo Lopes (UFRB); Litoral, Mata Atlântica e Cacaueira, com Rui Barbosa da Rocha (UESB); e Cerrado, com Fábio Gelape Faleiro (UNB). Todas as apresentações tiveram como tema central o desenvolvimento agrícola sustentável, abrindo espaço para a participação do público, que pôde tirar dúvidas e dar opiniões, promovendo um grande debate.

Fonte: ascom.fapesb