Voltar
Publicado em: 06/10/2016 às 16:53

Simulações do DPT e Bope integram Semana de Ciência e Tecnologia

Por: Ascom/Fapesb

DIGA SALVADOR - Simulações do DPT e Bope integram Semana de Ciência e TecnologiaA Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016 (SNTC), que será realizada entre os dias 19 e 22 de outubro, no Senai Cimatec, situado na Avenida Orlando Gomes, em Salvador, contará com a participação do Departamento de Polícia Técinia (DPT/BA), do Batalhão de Operações Policiais Especiais da Bahia (Bope) e da Marinha, que levarão para o evento dispositivos de última geração.

O DPT já participou de outras edições da Semana e as técnicas portáteis forenses utilizadas por profissionais da unidade costumam fascinar os visitantes. Desta vez, a grande novidade é a montagem de uma cena de crime e o fato de que apetrechos ligados à análise de DNA e impressões digitais poderão ser manuseados por quem visitar o local. “Trata-se de um cenário interativo, que vai conter pistas como impressões digitais e manchas de sangue. O público vai poder analisar a cena do crime, usando os equipamentos”, explica a perita criminal e coordenadora do Departamento, Dayana Barbosa.

Mais simulações

A Marinha vai dar a oportunidade de crianças, jovens e adultos manobrarem, por cerca de dois minutos, um navio de guerra. O simulador, que se assemelha a um videogame e cujas imagens são exibidas em três telas de 48 polegadas, cada, vai fazer um trajeto nas águas da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. “É o mesmo equipamento usado para formar oficiais da Escola Naval”, afirmou o 2º tenente da Marinha, Jutaí da Guia, revelando que “os controles lembram uma manete de avião”.

Veículos e robôs antibomba empregados pelo Bope em situações com risco iminente de explosão também serão expostos na parte externa do Senai Cimatec. Estes dispositivos são capazes, inclusive, de detectar a existência de agentes químicos, biológicos e radiológicos, normalmente, presentes em artefatos explosivos.

A Semana

Pronta para receber milhares de visitantes, SNTC, maior evento de iniciação científica e tecnológica do país, terá 100 horas de atividades. A estrutura envolve estandes, palestras e espaços com programação própria, instalados na parte interna do complexo. A Área externa abrigará simulações que devem conseguir grande interação com o público, bem como food trucks, feira orgânica e uma unidade da Praça da Ciência, com brinquedos lúdico-científicos que facilitam a absorção de noções de física e ciência.

A organização da Semana, no âmbito da Bahia, está a cargo da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti). Mesmo com a maior parte das atividades relacionadas à SNCT 2016 ficar concentrada em Salvador, diversas ações serão realizadas em municípios espalhados pelo território baiano. Neste ano, o evento conta com o apoio da Braskem; Grupo Neoenergia (Coelba); Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás); Banco do Nordeste; Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); MCTIC; Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; além das secretarias estaduais de Infraestrutura (Seinfra) e Educação (SEC). Informações adicionais sobre o evento podem ser conferidas no site.

Fonte: Diga Bahia

 

Link: http://www.digabahia.com.br/simulacoes-do-dpt-e-bope-integram-semana-de-ciencia-e-tecnologia/

Voltar