Publicado em: 31/01/2013 às 19:35

Três encontros preparatórios para Fórum Mundial de Ciência serão realizados neste semestre

Ainda restam três encontros preparatórios para o 6º Fórum Mundial de Ciência (FMC). Os eventos que antecedem a conferência são os últimos dos sete que estavam programados para acontecer antes do FMC, que será realizado de 25 a 26 novembro.

Em março, Recife será a próxima cidade a abordar a temática do evento, seguida de Porto Alegre, em maio, e de Brasília, em junho. De acordo com o secretário executivo do MCTI, Luiz Antonio Elias, as deliberações dos eventos preparatórios serão expostas no 6° FMC que será realizado no Rio de Janeiro.

“Esperamos, ao final dos sete encontros, produzir um documento e um manifesto que serão lido sno fórum em novembro”, diz Elias que, em fevereiro, tem reuniões agendadas com representantes do Recife e de Porto Alegre para definir detalhes sobre as discussões regionais.

O objetivo do encontro internacional é discutir o papel da ciência para o desenvolvimento global. É a primeira vez que o evento será realizado fora da Europa. A novidade tem mobilizado cientistas, estudantes, gestores e representantes da sociedade brasileira, que participam das reuniões preparatórias para levantar sugestões e recomendações a serem debatidas no fóruim mundial.

Para o encontro na capital pernambucana, segundo Luiz Elias, a comunidade científica da região está sendo mobilizada para a criação de um conselho consultivo, que vai trabalhar na elaboração da programação e do conteúdo do evento. A discussão central será os oceanos.

Saiba mais sobre os encontros preparatórios no site
Fonte: Agência Gestão CT&I de Notícias