Voltar
Publicado em: 10/10/2012 às 16:31

UESC leva “Caminhão com Ciência” para Ilhéus e Itabuna com apoio da FAPESB

Por: Ascom/Fapesb

Palestras, oficinas e atividades diversas farão parte das ações promovidas pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O evento ocorrerá no período de 15 a 18 de outubro, no Instituto Federal da Bahia (IFBA), Campus Ilhéus, e no bairro de São Caetano em Itabuna, que concentra um grande número de escolas públicas. Este ano, como nos anteriores, o Caminhão com Ciência estará presente, trazendo atividades interativas para todas as faixas etárias.

As palestras proferidas estão vinculadas ao tema da SNCT, “Economia Verde, Sustentabilidade e Erradicação da Pobreza”. Serão seis palestras sobre os seguintes temas: Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza; Agricultura familiar: agregação de valores aos produtos agrícolas; Múltiplos usos da Mata Atlântica e erradicação da pobreza; Permacultura e ecotecnologia; Jeca Tatu e o discurso do progresso: sustentabilidade para quem?.

Além das palestras, serão realizadas atividades também englobando o tema da Semana. Dentre elas, estão a exposição Explorando as Etapas da Cadeia de Produção, baseada no filme documentário “A História das coisas” de Annie Leonard; o Jogo dos transgênicos; e diversas oficinas sobre Matemática, Geometria da Natureza, Tratamento de Água, Reciclagem de papel, entre outros.

No mesmo local onde acontecerão estas atividades, será apresentado o Caminhão com Ciência, um acervo de experimentos e atividades interativas de diversas áreas do conhecimento, que tem participado das atividades da SNCT desde 2005. Todos os anos, o Caminhão com Ciência atrai um grande número de pessoas, e sua apresentação durante a SNCT já se tornou tradição nas cidades de Ilhéus e Itabuna.

O caráter itinerante da atividade tem como vantagem abranger um público de diferentes faixas etárias de todas as camadas sociais, de Ilhéus, Itabuna e região. Este ano, a UESC manterá essa metodologia, visitando o IFBA e escolas públicas estaduais da região, priorizando, este ano, os temas Agricultura Familiar, Os Usos da Mata Atlântica e A Erradicação da Pobreza.

Confira abaixo as palestras e oficinas que serão oferecidas:

Palestras:

– Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza
Serão abordadas as relações ambientais, sociais, econômicas, políticas e éticas existentes entre esses conceitos e apresentadas e discutidas as práticas desenvolvidas atualmente no Brasil relacionadas à economia verde, apontando-se os avanços e retrocessos.

– Agricultura familiar: agregação de valores aos produtos agrícolas
O objetivo será transmitir ao público algumas das técnicas disponíveis para agregação de valores aos produtos agrícolas, destacando-se as técnicas de boas práticas de produção e processamento dos produtos agrícolas aliado às boas práticas de fabricação e comercialização.

– Múltiplos usos da Mata Atlântica e erradicação da pobreza
O objetivo desta palestra é apresentar o conceito de uso múltiplo de modo a demonstrar o potencial de extração sustentável de outros produtos florestais nas áreas de Mata Atlântica.

– Permacultura e ecotecnologia
A Permacultura envolve uma maneira de pensar e agir a favor da natureza usando um design de conexões com todos os elementos da paisagem contemplando a sinergia entre eles, respeitando o planeta, as pessoas e fazendo uso dos recursos comuns com limite.

– Jeca Tatu e o discurso do progresso: sustentabilidade para quem?
Será discutido como o personagem Jeca Tatu entrou no imaginário brasileiro, buscando estimular a plateia a refletir sobre duas questões básicas sobre sua vida: de onde vinha a sua tristeza e para quem finalmente ele trabalhou.

– Formas Alternativas de Produção de Eletricidade na Região de Ilhéus BA e Breve Análise de Seu Impacto Ambiental
Será apresentado um levantamento de formas alternativas de produção de eletricidade na região de Ilhéus, com a devida conceituação física e localização geográfica de alguns exemplos. A partir da descrição do funcionamento dos meios de produção descritos, vamos mostrar qual seria o impacto ambiental e a relação custo/benefício da construção de plantas geradoras de eletricidade tanto na cidade quanto no campo.

Atividades:

– Jogo dos transgênicos: esse jogo deverá oportunizar aos alunos a compreensão dos processos biológicos envolvidos na criação de um organismo geneticamente modificado bem como as implicações sociais, políticas, econômicas, culturais e éticas envolvidas na criação e possível comercialização desses organismos.

– Exposição Explorando as Etapas da Cadeia de Produção, baseada no filme documentário A História das coisas de Annie Leonard.

Oficinas:

– Oficina sobre multiplano: o objetivo desta oficina é apresentar diferentes atividades com o MULTIPLANO e associar essas atividades com conteúdos geométricos, levando o aluno a pensar nas formas das figuras planas, como o
triângulo, o quadrilátero, dentre outros.

– Matemática e Origami: existe muita Matemática envolvida na brincadeira ORIGAMI, que pode ser explorada de maneira lúdica no ensino de alguns tópicos da Geometria. O objetivo dessa oficina é usar a Matemática no seu aspecto criativo que está ligado à intuição, à imaginação mais do que ao raciocínio lógico-dedutivo, que também está implicitamente presente.

– Fractal: a geometria da natureza: será apresentada a Geometria Fractal que, com suas características, representa, descreve e mede de forma eficiente, situações consideradas imprevisíveis e caóticas.

– Matemática: aprenda brincando: nesta oficina buscamos despertar a curiosidade pela matemática apresentando atividades, jogos e modelos matemáticos, com a intenção de que o estudante aprenda de forma lúdica.

– Reciclagem de papel: os participantes serão convidados a realizarem todas as etapas de reciclagem de papel, demonstrando a importância desse processo.

– Tratamento de água: os participantes terão oportunidade de realizarem as etapas do tratamento de água, debatendo-se sobre a importância e a economia desse recurso.

Fonte: Ascom/Fapesb

Voltar