Publicado em: 18/03/2011 às 17:46

Universidades estaduais e federais se unem pela expansão e qualidade do ensino

foto18042011

“Precisamos trabalhar juntos para promover a expansão da oferta do ensino superior público, com planejamento e qualidade.”

As palavras da reitora da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Dora Leal, traduzem uma das diretrizes principais levantadas durante o II Encontro de Reitores das Instituições Públicas de Educação Superior do Estado da Bahia.

O evento foi realizado na manhã de hoje (15), no auditório do Departamento de Educação (DEDC) do Campus I da UNEB, em Salvador.
Uma melhor articulação entre as universidades e a educação básica, além do fortalecimento da pesquisa e extensão e da assistência estudantil foram outros pontos destacados pelos reitores e outros gestores das universidades públicas presentes.

Segundo o reitor da UNEB, Lourisvaldo Valentim, anfitrião do evento, esse foi um encontro histórico. “Nasce aqui um novo momento para o ensino superior público na Bahia. Estamos construindo uma parceria inédita entre as instituições de ensino superior estaduais e federais, em prol da educação de nosso estado”, pontuou Valentim.

Para consolidar a segunda edição do encontro foi assinado um termo de compromisso geral entre os parcerios.

As propostas elaboradas – a partir de grupos temáticos formados no encontro – irão compor um documento final que será apresentado ao governador Jaques Wagner, na presença dos reitores e parcerios, em data a ser definida.

“Dentro de 60 dias queremos ter esse encontro, para o qual convidaremos também o ministro da Educação (MEC), Fernando Haddad”, sinalizou Valentim.

Produção científica
Para o diretor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), Roberto Paulo Machado Lopes, presente ao encontro, as universidades precisam avançar na produção científica, principalmente no interior.

“As instituições públicas de ensino carecem de uma base científica mais sólida. A UNEB, por conta de sua capilaridade, é fundamental para levarmos ciência e tecnologia para regiões menos desenvolvidas. A Bahia precisa crescer de forma integral”, destacou Roberto.

O coordenador de Desenvolvimento da Educação Superior (Codes), da Secretaria estadual da Educação, Clóvis Caribé – que representou o secretário Oswaldo Barreto (SEC) na reunião –, também avaliou a importância do ensino superior para o desenvolvimento da Bahia.
“O sistema público de educação superior é um importante agente no processo de transformação da realidade social e econômica do estado, por isso deve estar presente, de forma efetiva, não só na capital, mas também nas demais regiões baianas”, reforçou Caribé.

Oferta de cursos
Um amplo estudo acerca da atual oferta de cursos superiores públicos no estado foi outra proposta destacada durante o encontro dos gestores. De acordo com o pró-reitor de Graduação (Prograd) da UNEB, José Bites, é urgente se avaliar o redimensionamento dessa oferta, para atender às demandas regionais.

“Em Barreiras, por exemplo, três instituições de ensino superior oferecem o curso de matemática. É preciso analisar se existe demanda para tanto, ou se não seria melhor criar outras graduações mais significativas para a região”, frisou Bites.

Participaram também do encontro os reitores do Instituto Federal da Bahia (Ifba), Aurina Santana, e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Paulo Roberto Santos, além dos vice-reitores da Ufba, Luiz Rogério Bastos, e da Universidade Federal do Recôncavo (Ufrb), Silvio Soglia.

O chefe de gabinete da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Evandro Silva, e o diretor executivo do Instituto Federal Baiano (Ifbaiano), Nilton Santos, prestigiaram ainda o evento, assim como todos os pró-reitores da UNEB e outros gestores.

A primeira edição do Encontro de Reitores das Instituições Públicas de Educação Superior do Estado da Bahia aconteceu em fevereiro, na reitoria da Ufba, na capital.

Fonte: http://www.uneb.br/2011/04/15/instituicoes-publicas-baianas-unem-esforcos-em-prol-da-expansao-do-ensino-superior/