Voltar
Publicado em: 12/08/2016 às 10:37

V Fórum de Engenharia de Controle e Automação da UFBA arrecada alimentos para o Instituto de Cegos da Bahia

Por: Ascom/Fapesb

Promovido pelo Colegiado do Curso de Engenharia de Controle e Automação da Universidade Federal da Bahia, o V Fórum de Engenharia de Controle e Automação da UFBA “Diagnóstico, Conquistas e Perspectivas”, realizado no último dia 29 de julho no auditório Magno Valente da Escola Politécnica, arrecadou 80 quilos de alimentos não perecíveis ao Instituto de Cegos da Bahia.

Ramon Almeida, funcionário da Administração geral do ICB explica que a instituição atua desde 1933 com a missão de promover a inclusão social de pessoas com deficiência visual. “Nós temos três eixos de atuação. Uma atuação com ênfase na saúde preventiva, um eixo de educação e um eixo de mobilidade para orientar pessoas com dificuldades visuais, cegos ou com baixa visão a se movimentar na cidade para terem acesso à vida cotidiana”. O ICB atua também na formação de jogadores profissionais para a Seleção Brasileira Paraolímpica de Futebol. No próximo dia 21 de agosto, alguns jogadores do Instituto participam dos jogos olímpicos realizados no Brasil.

As estudantes de Engenharia da Faculdade de Tecnologia e Ciências, Adriana Conceição e Naiana Santos parabenizaram a qualidade do evento. “Tivemos informações privilegiadas como, por exemplo, a previsão para o acontecimento do II SCECA, DYCOPS, descobrimos sobre a FAPESB, instituições de apoio ao empreendimento, dentre outras. Vocês não tem ideia da sementinha que plantaram em nós”.

O V Fórum foi conduzido pelo Coordenador do Curso de Engenharia de Controle e Automação da Escola Politécnica da UFBA, o Prof. Dr. Marcus Americano da Costa, com o objetivo de “estimular a cultura da Inovação e Empreendedorismo na Engenharia”. Além da apresentação da empresa Optimus Junior Controle e Automação e do Centro Acadêmico do Curso, a programação do evento contou com a palestra “Caminhos e Instrumentos para a Inovação e Formação de Startups na Bahia”, ministrada por Dr. Alzir A.Mahl, coordenador de apoio à competitividade empresarial da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

Voltar