Laboratórios instalados em ônibus aproximam jovens da ciência em Juazeiro
Por: Ascom/Fapesb
Estudantes de escolas públicas de Juazeiro, no norte do estado, terão a oportunidade de despertar para o mundo científico durante a Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri), que começa nesta quarta-feira (27) e prossegue até sábado (30), no município. Laboratórios foram instalados dentro de ônibus para a realização de atividades de divulgação científica monitoradas por especialistas da Fiocruz/Bahia, que serão realizadas gratuitamente, das 14 às 17h (escolas públicas), e das 18 às 20h (público em geral).
Os equipamentos fazem parte do programa ‘Ciência na Estrada: Educação e Cidadania’, que visa, entre outras coisas, a ampliação dos conhecimentos dos jovens sobre os micro-organimos causadores de doenças e estimular o gosto pela ciência. Os ônibus foram financiados pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e percorrem os municípios baianos divulgando informações básicas como princípios de higiene – lavar as mãos, beber água filtrada ou fervida – que permitam à população se proteger de parasitoses e infecções em geral.
Busca também promover nos jovens o interesse pela ciência, por meio de atividades lúdicas como jogos eletrônicos, animações e publicações em geral. O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Câmera, ressalta que atitudes simples, como lavar as mãos antes das refeições, podem evitar uma série de doenças e os laboratórios mostram a importância dessas ações. “Os ônibus aproximam os jovens de conteúdos que eles estudam em salas de aula e que, muitas vezes, só têm contato por meio do livro didático”.
Os laboratórios permitem ainda a realização de pequenos testes parasitológicos no próprio veículo. Além de materiais convencionais como cartazes e folhetos explicativos, a equipe utiliza vídeos, réplicas de parasitas, brinquedos, revistas infantis e vários microscópios para levar informações que aproximem a ciência dos jovens.
Fonte: SECOM