Fiocruz Bahia participa das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Por: Ascom/Fapesb
A Fiocruz Bahia participa das atividades da 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (12ª SNCT), com ações educativas e informativas para o público jovem e adulto. Como o tema do evento, definido pela Organização das Nações Unidas (ONU), é “Luz, Ciência e Vida”, o centro de pesquisas preparou uma programação focada no âmbito da saúde.
Nos dias 20 e 21 de outubro, serão realizadas visitas guiadas focadas no tema “A ‘luz’ na pesquisa e diagnóstico do câncer”, além de duas sessões científicas especiais com os temas “Laser de baixa potência na redução dos efeitos colaterais decorrentes quimioterapia e da radioterapia” e “Radiações e o risco para o desenvolvimento de câncer”. As atividades contam com a organização dos pesquisadores da Fiocruz Bahia Clarissa Gurgel, Daniel Bezerra e Luiz de Freitas.
Escolas de ensino médio e superior interessadas nesta atividade deverão se inscrever previamente, por meio do endereço eletrônico ascom@bahia.fiocruz.br, para a visita guiada em pequenos grupos (2 grupos de 10 estudantes), que serão conduzidos e supervisionados por dois especialistas que atuam na pesquisa em câncer.
De acordo com Clarissa Gurgel, os grupos visitarão as Plataformas de histotecnologia, de microscopia eletrônica, de sequenciamento e PCR em tempo real. “Nestes locais, receberão informações sobre como a luz, nas diferentes formas, tem possibilitado o desenvolvimento de tecnologias para diagnóstico de doenças humanas, em especial em câncer”, diz.
SENAI/CIMATEC – Além das atividades oferecidas pelos pesquisadores na sede da Fiocruz Bahia, a instituição vai participar das atividades promovidas pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), no período de 22 a 25 de outubro. A instituição estará presente em um stand no Senai/Cimatec, em Piatã, local onde acontece a programação oficial da SNCT. No local, o visitante poderá saber mais sobre as principais atividades de pesquisa realizadas no centro de pesquisas. A entrada é gratuita.
Fonte: Ascom/Fiocruz-BA