Voltar
Publicado em: 02/09/2015 às 11:51

FAPESB cria Sistema para Consulta de Bolsas Vigentes com informações acessíveis ao público

Por: Ascom/Fapesb

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) criou um Sistema para Consulta de Bolsas Vigentes que permite ao público ter acesso às informações referentes aos bolsistas apoiados pela Fundação. A FAPESB concede bolsas em todas as áreas do conhecimento, que atendem desde alunos de ensino médio, com bolsas de Iniciação Científica Junior, a pesquisadores mais experientes, com bolsas de Pós-Doutorado ou de Pesquisador Visitante. Com esta nova ferramenta, o usuário poderá encontrar os dados utilizando filtros como município, instituição, área do conhecimento e modalidade de bolsas, além de visualizar o perfil dos pesquisadores.

Segundo Gian Coloni, engenheiro de software líder da equipe de desenvolvimento que criou o sistema, o processo mais importante foi a interação com o pesquisador: “A utilização de tecnologias modernas (Node.JS, Angular.JS e Bootstrap 3) possibilitou agregar agilidade e eficiência ao serviço. A melhoria no desempenho é notável, pois as transições entre os filtros disponíveis tornaram-se praticamente instantâneas, dispensando a ideia de recarregar a página a cada nova seleção. A paginação vertical é outro detalhe importante que traz um ganho imenso, fazendo com que seja visualizado um número maior de bolsistas, deixando a procura menos cansativa e mais intuitiva”.

O sistema conta com a capacidade de se adaptar a qualquer tamanho de tela, podendo ser acessado através de tablets e celulares sem a necessidade de utilizar o zoom para navegar. Isso é possível graças ao conceito de Responsive Web Design (RWD), que faz com que a interface responda com fluidez às mudanças de contexto e entregue ao pesquisador um resultado mais agradável. A aplicação segue também as recomendações de acessibilidade do eMAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico), que permite às pessoas com algum tipo de deficiência usufruir normalmente de todas as funcionalidades do sistema, garantindo a melhor experiência para todos os usuários.

O Diretor-Presidente da FAPESB, Eduardo Almeida, disse que o sistema é de fundamental importância para a Fundação: “Através dele, oferecemos total transparência do nosso Programa de Bolsas (Progbol) que é responsável por disponibilizar mais de 3000 bolsas por ano. Além disso, ele nos permite obter alguns importantes indicadores sobre nossa indução no estado”. Eduardo afirmou ainda que este foi o passo inicial para a criação de um observatório com diversos indicadores sobre as ações de pesquisa e inovação da FAPESB.

Gecynalda Gomes, coordenadora do Programa de Bolsas (Progbol) da Fapesb, reitera a importância do sistema para a transparência dos dados: “Com esse novo sistema, a FAPESB mostra de forma transparente o perfil de seus bolsistas vigentes. As informações disponibilizadas vão desde uma contagem do número de bolsistas em determinada área até o valor total a ser recebido pelo bolsista. Essa transparência de dados públicos faz com que uma administração pública se torne cada vez mais confiável.”

Clique aqui e conheça o Sistema para Consulta de Bolsas.

Por: Ascom/Fapesb

Voltar