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Publicado em: 14/04/2025 às 09:54

Games e imersão: Bahia mostra força da inovação na indústria digital

Por: Ascom/Fapesb

Já imaginou viajar no tempo e reviver, de forma imersiva, um dos momentos mais marcantes da história de sua cidade? Ou explorar mundos e narrativas criadas por desenvolvedores locais, sem sair de Salvador? Essa é a magia da realidade virtual e dos jogos digitais. Até o último sábado (12), o Bahia Connect 2025, que aconteceu gratuitamente no Centro de Convenções, ofereceu ao público baiano uma experiência única. O evento, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac – Bahia), contou com a participação do Governo do Estado e colocou o público em contato direto com o que há de mais criativo no ecossistema.

Fortalecer a indústria digital baiana é um dos objetivos do Bahia Connect. E logo no primeiro dia, na quinta-feira (10), o público pôde mergulhar nesse universo. Um dos destaques da Arena Games — espaço dedicado aos jogos digitais e um dos mais movimentados do evento — foi o “2 de Julho: Levante dos Invisíveis”. Com óculos de realidade virtual, os participantes revivem os últimos momentos da Independência da Bahia, numa experiência imersiva e emocionante. É a história ganhando vida diante dos olhos, com a tecnologia servindo de ponte entre passado e presente.

O projeto faz parte das iniciativas apoiadas pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), através do Edital Metaverso no 2 de Julho, que homenageia o bicentenário da Independência da Bahia. Para a professora e pesquisadora Lynn Alves, da UFBA, e coordenadora da Rede de Pesquisa Comunidades Virtuais, que liderou esse trabalho, o setor de games ainda é tímido, mas vem se consolidando, especialmente na Bahia.

“É importante o apoio da Fapesb, da Secti, da Secult e da própria Secretaria de Educação, não só para as instituições que são formadoras e que fazem pesquisas na área, mas também pra consolidar essa indústria. Além disso, esse momento está sendo importante pelo lançamento do “2 de Julho: Levante dos Invisíveis”, que tem o objetivo de valorizar não só a nossa história, mas também a nossa luta pela independência da Bahia. O jogo também tem o objetivo de dar voz aos invisíveis, como as mulheres e as diferentes etnias que lutaram pela nossa independência. Então, esse é um momento não só de socializar o jogo, que está disponível para baixar gratuitamente na Apple Store e no Play Store, mas também pra gente se aproximar dos alunos das escolas, porque o jogo foi feito para esse público”.

 

Árida

Na Arena Games, os participantes tiveram a oportunidade de explorar uma ampla variedade de jogos desenvolvidos por talentos locais, incluindo produções da Bahia Indie Game Developers (BIND), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), da AOCA Game Lab e dos alunos do Senac. A experiência proporcionou uma verdadeira imersão no universo da indústria de jogos da Bahia, que vem ganhando cada vez mais reconhecimento no cenário nacional.

A ativação do jogo Árida, desenvolvido pelo AOCA Game Lab e que também teve o apoio da Fapesb, movimentou o primeiro dia de evento. A produção se destaca por sua narrativa envolvente e pela capacidade de transportar os jogadores para um universo digital único, inspirado no sertão nordestino. A experiência, além de lúdica, é educativa e voltada especialmente para o público jovem.

Josemar Nascimento, estudante de 22 anos, foi um dos visitantes que se encantaram com a proposta do jogo. Ao assumir o papel de Cícera — a protagonista da trama, uma jovem sertaneja de 13 anos que vive com o avô, um ex-vaqueiro — Josemar se sentiu inspirado. “Eu pretendo estudar programação, e o gráfico e a jogabilidade do game estão muito bons”, afirmou.

Para Tiago da Cruz, de 20 anos, Árida se destacou pela forma sensível como retrata a realidade histórica do sertão.  “É um jogo bem interessante, que mostra como era a vida em 1895, as dificuldades, a seca, a fome, como tudo era difícil naquela época”, comentou o jovem.

Maria São Paulo, colaboradora do AOCA Game Lab, atua na área de testes e validação do jogo, garantindo que tudo funcione perfeitamente antes do lançamento. Ela compartilhou um pouco da expectativa em torno de Árida e da importância do retorno do público. “Basicamente, foi observar como as pessoas estão reagindo ao jogo, principalmente agora que já estamos na produção de Árida 2. Para a gente, é crucial entender quais expectativas o público está criando em relação à continuação, pra que possamos corresponder com um trabalho ainda melhor.”

Lobba Mattos, criadora de jogos e presidenta da Bahia Indie Game Developers, ressaltou a importância do fomento como elemento essencial para transformar ideias em projetos concretos. Segundo ela, o incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento é o que possibilita que a produção de jogos avance de forma estruturada e competitiva.

“O papel do fomento científico é fundamental para criar as condições necessárias. Grande parte dos jogos feitos na Bahia vem de um contexto de pesquisa — seja no jogo educacional, seja no jogo aplicado. Não nos falta talento, não nos falta dedicação, não faltam pessoas dispostas a trabalhar e produzir. Mas o volume de recursos é, sem dúvida, um diferencial. O fomento existe justamente pra isso: pra nivelar o chão e permitir que todos possam caminhar com mais estabilidade”, enfatizou.

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