Inscrições abertas para o Edital FAPESB PPSUS – Gestão Compartilhada em Saúde
Por: Ascom/Fapesb
Estão abertas as inscrições para o Edital FAPESB Nº 020/2013 – Programa de Pesquisa para o SUS – Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS). O objetivo é apoiar atividades que visem promover o desenvolvimento científico, tecnológico e/ou de inovação da área de saúde, em temas prioritários para o Estado da Bahia. Desde 2003, a FAPESB, em parceira com o Ministério da Saúde (MS), o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Secretaria Estadual de Saúde (SESAB) vem desenvolvendo atividades de fomento à pesquisa na Bahia, por meio do PPSUS.
Para a criação deste edital, foram realizadas reuniões prévias envolvendo representantes das áreas técnicas da SESAB, da comunidade científica e da sociedade para discutirem o cenário da saúde local atual e a partir daí definirem as temáticas prioritárias. Em dezembro de 2012, a Fapesb promoveu, em parceria com a SESAB, o Seminário de Contribuições para a Construção da Agenda de Prioridades de Pesquisa em Saúde para o Estado da Bahia. Nesta reunião, foram apresentados e discutidos os problemas priorizados, que haviam sido definidos em três reuniões anteriores.
Na última reunião, realizada em fevereiro de 2013, foram definidos os temas e as linhas temáticas dos três eixos principais retirados do planejamento estratégico da SESAB. Os eixos são: 1- Intersetorialidade e acesso a bens e serviços essenciais à saúde; 2- Acessibilidade a todos os níveis de atenção, com integralidade, universalidade, equidade e resolutividade; e 3- Gestão do sistema de saúde com garantia do controle social, modernização e política de gestão do trabalho e educação na saúde.
“Os temas são definidos com base na Agenda Nacional de Prioridade de Pesquisa para o SUS e as prioridades definidas no Plano Estadual de Saúde. A FAPESB entra com o apoio na decisão das linhas temáticas, junto com a comunidade e a SESAB”, explica Mariana Ponte, coordenadora do Programa de Parcerias Federais da FAPESB, que cuida do Edital PPSUS.
Os temas do eixo 1 são voltados para promoção, proteção e vigilância da saúde, atenção básica, novas tecnologias do cuidado, assistência farmacêutica e atenção às populações excluídas. No eixo 2, os temas versam sobre humanização do atendimento, saúde materno infantil, políticas e serviços de saúde mental. Já o terceiro eixo engloba temas como controle social e gestão democrática e participativa, gestão do financiamento e expansão da base de C&T e gestão do trabalho e da educação na saúde.
Esse ano o edital PPSUS trouxe uma inovação. Além da faixa voltada para projetos de pesquisa, foi incluída no edital uma faixa de apoio a projetos de pesquisa multicêntricos. Estes projetos exigem, obrigatoriamente, a formação de um Núcleo Central de Pesquisa (NCP), que envolvam no mínimo três instituições de nível superior e/ou pesquisa distintas e sediadas no Estado da Bahia, e coordenado por pesquisadores doutores. “A intenção é que tenhamos projetos mais robustos, com maior aplicabilidade para o SUS e que envolvam maiores áreas territoriais dentro do estado”, diz Ponte.
Neste ano, o aporte financeiro para o edital é de R$ 7 milhões, o maior até hoje.
Clique aqui para conferir o Edital.
Fonte: Lorena Bertino – Ascom/Fapesb