Voltar
Publicado em: 26/11/2020 às 13:41

Climene Camargo e Maria Cândida de Queiroz debatem sobre saúde da população negra em live da Fapesb

Por: Ascom/Fapesb

Evento, que contou com certificação, faz partes das ações do Novembro Negro

“Que nesta oportunidade de diálogo, fique registrado que nos comprometemos com o princípio de respeito à diversidade e não aceitamos o racismo e nenhuma forma de intolerância. Em atitudes e praticas que se concretizam no dia a dia e em políticas específicas, a exemplo do edital voltado para apoiar pesquisas sobre saúde da população negra”. É desta forma que Adélia Pinheiro, secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), realizou a abertura oficial do evento online “Saúde da População Negra: Importância da Pesquisa e do Fomento, no Combate ao Racismo Institucional”. A transmissão pelo canal do Youtube aconteceu na manhã do dia 25 de novembro (quarta), contou com mediação de Renata Matos da diretoria científica da Fapesb, e trouxe a apresentação das convidadas especialistas no tema, Climene Camargo, enfermeira e PhD em Sociologia da Saúde, além de professora Titular da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (Ufba), e Maria Cândida de Queiroz, gestora pública, graduada em serviço social.

A professora Climene abriu a fala com dados sobre a realidade do racismo no cotidiano, ressaltando a negação do “direito de existir como igual” e fez uma análise do racismo estrutural e institucional, além de criticar o posicionamento por parte do governo federal em negar a existência do racismo, o que impossibilita práticas de combate. “O racismo não é só uma questão da população negra, é da população branca também, mas que interfere na saúde na população negra, além de ser algo que nos destrói, economicamente, socialmente, e em outros aspectos do desenvolvimento humano”, declarou. A segunda palestrante, a Maria Cândida, focou na importância de pesquisas nesta área, para a saúde da população negra e a gestão de políticas para pessoas que sofrem com anemia falciforme. “Existem determinantes que podem afetar diretamente a qualidade de vida e saúde das pessoas, são eles, os fatores biológicos, sociais e raciais”, afirmou Maria Cândida durante sua apresentação sobre o assunto.

Os interessados em conferir o evento na íntegra podem acessar o canal do Youtube da Secti, onde o evento, com cerca de 1h30 de duração, está disponível. A ocasião ainda concedeu certificado aos participantes, e para os que desejam ficar por dentro dos próximos eventos da Secti e Fapesb, devem ficar de olho nas redes sociais (Instagram, Facebook, Youtube) @sectibahia. O próximo encontro, que faz parte da série Secti – Diálogos Virtuais, debaterá sobre Redes Sociais, Internet e Dados, no dia 3 de dezembro, a partir das 10h30.

Voltar