Conselho Curador

A participação dos setores representativos da sociedade baiana nas decisões da FAPESB acontece através de um Conselho Curador, que faz parte da estrutura administrativa da Fundação. O Conselho Curador, órgão consultivo, deliberativo e de supervisão superior da Fapesb, é composto por doze membros: o Secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, que o preside; 03 (três) representantes da Administração Pública Estadual, de livre escolha do Governador do Estado; o Diretor Geral da FAPESB; 01 (um) representante do setor empresarial; 01 (um) representante das instituições de ensino superior federais existentes no Estado da Bahia; 01 (um) representante das universidades estaduais; 01 (um) representante das universidades confessionais e particulares existentes no Estado da Bahia; 01 (um) representante dos institutos e centros de pesquisa federais existentes no Estado da Bahia; 01 (um) representante dos institutos e centros de pesquisa estaduais e 01 (um) representante da comunidade científica.

O Conselho Curador tem importantes atribuições, dentre elas: aprovação das políticas e diretrizes da FAPESB, bem como a programação anual de suas atividades, formulação das políticas, critérios e normas específicas que orientam a concessão de apoio técnico e financeiro, elaboração das propostas orçamentárias, assim como das solicitações de créditos adicionais, aprovação do relatório de gestão, inclusive a prestação de contas, os demonstrativos contábil, financeiro e patrimonial e dos relatórios de atividades anuais, com vistas à verificação de resultados. Além disso, autoriza a celebração de contratos, convênios e acordos que envolvam, direta ou indiretamente, o comprometimento dos bens patrimoniais da FAPESB, e acompanha e avalia o desempenho da Fundação.

Os membros do Conselho Curador e seus suplentes são nomeados pelo Governador do Estado para um mandato de 3 (três) anos, ressalvados os representantes da Administração Pública Estadual. Esta escolha dar-se á a partir de listas tríplices, cuja composição é coordenada pelo Secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação.

A indicação dos representantes, titulares e suplentes, das organizações convidadas pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação para participar do processo de composição das listas tríplices dar-se-á mediante comunicação oficial dos seus dirigentes máximos.

Membros do Conselho Curador
Composição Atual
Representantes da SECTI
Titular – Jose Vivaldo Souza de Mendonça Filho
Suplente – Gesil Sampaio Amarante Segundo
Representantes da FAPESB
Titular – Eduardo Santana de Almeida
Suplente –
Representantes da Administração Pública Estadual
Titular – Hélio Oliveira Queiroz Junior
Suplente – Roberto José da Silva Badaró
Titular – Paulo Roberto Britto Guimarães
Suplente – Ricardo Eugênio Porto Vieira
Titular – Augusto César Miranda Magnavita
Suplente – Robério Ronald Ferreira Barbosa
Representantes do Setor Empresarial
Titular – Leone Peter Correia da Silva Andrade
Suplente – Luis Alberto Breda Mascarenhas
Representantes das Instituições de Ensino Superior Federais
Titular – Tânia Maria D. Fischer
Suplente – Ana Cristina Fermino Soares
Representantes das Universidades Estaduais
Titular – Mirco Solé Kienle
Suplente – José Claudio Rocha
Representantes das Universidades Confessionais e Particulares
Titular – Joberto Sérgio Barbosa Martins
Suplente – Amilcar Baiardi
Representantes dos Institutos e Centros de Pesquisa Federais
Titular – Manoel Barral Netto
Suplente – Alberto Duarte Vilarinhos
Representantes dos Institutos e Centros de Pesquisa Estaduais
Titular – Edgard Porto Ramos
Suplente – Marina Siqueira de Castro
Representantes da Comunidade Científica
Titular – Ricardo de Araújo Kalid
Suplente – Isaac Suzart Gomes Filho
Voltar