Voltar
Publicado em: 01/09/2010 às 08:58

Conselho discutiu a ampliação das ações de CT&I nos Territórios de Identidade

Por: Ascom/Fapesb

A necessidade de agilizar as ações de CT&I no interior do Estado, para aumentar a capilaridade do setor nos Territórios de Identidade da Bahia, foi enfatizada pelo secretário Feliciano Tavares Monteiro, na XI Reunião do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia (Concitec) , na manhã de hoje (1º de setembro), na sala de reuniões da Secretaria Estadual de Turismo, no prédio da Desenbahia, no Caminho das Árvores em Salvador.
Tavares Monteiro aposta na ampliação dos recursos para os Centros Vocacionais Tecnológicos Territórios (CVTTs), como forma de expandir o processo de interiorização da ciência na Bahia e nos Estados da região Nordeste.
Para isso, ele espera contar com o apoio da Sudene. Ao abrir a reunião do Concitec, Feliciano Tavares Monteiro, que preside o Conselho, destacou os principais projetos da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), observando que do último encontro (em maio de 2009) para este, a inovação se fortaleceu na Bahia.
O secretário defendeu também o aumento da participação do setor privado no dispêndio nacional de Pesquisa e Desenvolvimento, além da alocação do capital humano qualificado nas empresas. Tavares Monteiro salientou que o Governo Federal prepara um choque de inovação no país, que se dará através da interação, nas demais empresas, das mil empresas mais inovadoras do Brasil.
“Será algo parecido com o que ocorreu na década de 90, do século passado, quando a indústria nacional passou a ser mais qualificada., com reflexos altamente positivos na área de serviços”, comparou. O secretário fez ainda outra comparação: a inovação como “uma tríplice hélice”, um girando no Governo, outra nas empresas e a terceira nas universidades. Ao final do encontro, os conselheiros presentes aprovaram as duas próximas reuniões do Concitec para 18 de maio e 09 de novembro de 2011.

Voltar