Publicado em: 05/06/2017 às 14:11

Dia de campo aborda o uso do filme plástico no cultivo do abacaxi

Na terça-feira (6 de junho), a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realiza na zona rural do município de Itaberaba (BA) — principal produtor de abacaxi do estado — o dia de campo “Abacaxi – Produção sobre Mulching”.

O evento é uma das atividades do projeto “Novas alternativas para a produção de abacaxi no semiárido baiano”, liderado pelo pesquisador Davi Junghans e apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia por meio do Edital de Apoio a Soluções Inovadoras para a Fruticultura no Estado da Bahia.
O projeto avalia novos genótipos de abacaxizeiro na condição do semiárido baiano, com a pretensão de difundir variedades de abacaxis resistentes à fusariose (a principal doença da cultura), testando quatro sistemas de produção: tradicional (sequeiro); somente irrigado; somente com mulching (filme agrícola ou filme plástico); e irrigado com mulching. Entre as vantagens de cobrir o solo com o filme plástico, que tem espessura fina e protege a terra e o sistema radicular das plantas, estão o controle de plantas espontâneas e a redução do ciclo de produção do abacaxizeiro.
Apoiado pela Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), Prefeitura Municipal de Itaberaba, Cooperativa Agroindustrial de Itaberaba (Coopaita), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Sindicato Rural de Itaberaba, Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Azud Brasil e ElectroPlastic, o evento vai trazer também informações sobre mecanização e conservação do solo, incluindo o manejo dos restos culturais do abacaxi, manejo de água e impactos socioeconômicos da cultura no semiárido baiano.
Serviço:

Data: 6/6/2017
Local: Fazenda Barro Branco, distrito das Cajás (a 800m da BR-242 e a 27km do trevo de Itaberaba)
Programação:
Mecanização e Conservação do Solo – Marcos Roberto Silva (UFRB) e Alisson Xavier (Embrapa Mandioca e Fruticultura)
Plastificação – Edson Damaglio (ElectroPlastic)
Manejo de Água e Resultados do Ensaio Agronômico – Zenildo Brito (Azud Brasil), Tullio Pádua, Domingo Haroldo Reinhardt e Davi Junghans (Embrapa Mandioca e Fruticultura)
Impactos Socioeconômicos da Cultura do Abacaxi para o Semiárido Baiano – Alberto Alves (Bahiater) e Fabrício Martinez (Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio de Itaberaba)
Informações: e-mail cnpmf.inscricao@embrapa.br e telefone (75) 3312-8144.

Fonte: Grupo Cultivar

Link: http://www.grupocultivar.com.br/noticias/dia-de-campo-aborda-o-uso-do-filme-plastico-no-cultivo-do-abacaxi