Publicado em: 17/07/2020 às 11:29

Governo da Bahia divulga Linhas de Pesquisa para a 7ª Chamada PPSUS/BA – 2020

O Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia – SESAB, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia – SECTI e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB, informa que o Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS) para o ano de 2020, na sua 7ª Edição, já conta com as Linhas de Pesquisa que comporão a Chamada Pública a ser lançada em breve.

O PPSUS é fruto de uma parceria entre o Ministério da Saúde (MS), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (SECTI) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (FAPESB). O objetivo do Programa é promover o desenvolvimento científico e tecnológico, visando atender às peculiaridades, especificidades e necessidades de saúde locais de cada UF brasileira proporcionando melhorias nas condições de vida da população, principal objetivo das políticas públicas em saúde do país.

Foram elencados os Eixos Temáticos e priorizados os principais problemas de saúde que acometem a população do estado da Bahia pelos membros da gestão e áreas técnicas da SESAB. Por conseguinte, a FAPESB desenvolveu ações de consulta à comunidade acadêmica e científica do estado captando as sugestões para as Linhas de Pesquisa que irão compor a Chamada Pública. Diante do estado de emergência decorrente da situação de pandemia pela Covid-19, todas estas etapas se deram de modo remoto.

Os Eixos Temáticos escolhidos para a Chamada PPSUS/BA – 2020 são: (1) Ações de vigilância, proteção, promoção e prevenção em saúde nos territórios e em todos os níveis de atenção; (2) Atenção Básica de forma integrada e resolutiva; (3) Redes de Atenção à Saúde (RAS) de forma regionalizada, ampliando a equidade de acesso, garantindo a integralidade e a segurança do paciente; (4) Política de gestão do trabalho e educação na saúde e; (5) Gestão estratégica do SUS/BA.

A 7ª Chamada PPSUS/BA – 2020 disporá de recursos financeiros globais de até R$ 5.250.000,00, sendo R$ 3.500.000,00 repassados pelo MS e R$ 1.750.000,00 disponibilizados pela FAPESB.

Clique aqui para conferir as linhas de pesquisa da 7ª Chamada PPSUS/BA – 2020

Fonte: SESAB e FAPESB