Publicado em: 10/09/2020 às 14:21

Inscrições para financiamento de pesquisas na área de saúde prosseguem até o dia 28 de setembro

O Programa de Pesquisas para o SUS (PPSUS) está recebendo inscrições até o dia 28 de setembro. Com recursos globais de R$ 5,25 milhões, o edital vai financiar projetos de até R$ 200 mil, de pesquisadores-doutores vinculados às instituições de Ciência e Tecnologia da Bahia ou aos Serviços de Saúde que possuem atividades de ensino e pesquisa. A previsão é de que o resultado esteja disponível a partir do dia 20 de novembro. O edital pode ser acessado no site da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

Do total de recursos, R$ 3,5 milhões foram repassados pelo Ministério da Saúde e R$ 1.750.000,00 disponibilizados pela Fapesb. Segundo o diretor-geral da Fapesb, Márcio Costa, as propostas podem ser em 35 linhas temáticas, distribuídas em cinco eixos. “As pesquisas vão desde ações de vigilância à saúde até educação e saúde, entre os quais eu destaco algumas linhas com foco no enfrentamento direto ao novo coronavirus”, afirmou.

O superintendente de Assistência Farmacêutica da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Luiz Henrique d’Utra destacou a importância da pesquisa para o SUS. “Os eixos temáticos são definidos dentro da Secretaria da Saúde, com pesquisa que fazemos com gestores e técnicos da Sesab, e assim nós definimos qual é a área de relevância e de interesse do SUS para o Estado da Bahia”.

Segundo Luiz Henrique, após a definição dos eixos, a Fapesb consulta a comunidade acadêmica, que sugere linhas de pesquisa. “A seleção vai considerar os projetos apresentados dentro de cada linha de pesquisa. Os critérios adotados são relativos à relevância da pesquisa para a área da saúde, dentro das peculiaridades do estado. Então a partir de pesos e critérios estabelecidos no edital os projetos são selecionados”.

O último edital, lançado em 2017, aportou recursos da ordem de R$ 7 milhões para o desenvolvimento de 156 projetos de pesquisas. “Os projetos estão em desenvolvimento e que devem ser concluídas até o ano que vem. Um processo desses, entre a criação do edital, seleção, desenvolvimento e conclusão, leva em torno de 3 a 4 anos”, explica Luiz Henrique.

O PPSUS teve início em 2002 e em 2020 entra em sua oitava edição. A Bahia é um dos poucos estados que participou de todas as edições e tem colhido os frutos de tal participação com diversas tecnologias que foram geradas para o SUS.

Eixos Temáticos das pesquisas:
•    Ações de vigilância, proteção, promoção e prevenção em saúde nos territórios e em todos os níveis de atenção;
•    Atenção básica de forma integrada e resolutiva;
•    Redes de atenção à saúde (RAS) de forma regionalizada, ampliando a equidade de acesso, garantindo a integralidade e a segurança do paciente;
•    Política de gestão do trabalho e educação na saúde

•    Gestão estratégica do SUS/BA
Repórter: Raul Rodrigues